Fitocon- Gisele

Tipos de adubações da bananeira e como proceder com cada uma

Entre e confira quais são as adubação que deve-se fazer no bananal, como e quando fazer !


A bananeira é uma planta em constante crescimento, portanto ela deve receber nutrientes/adubos em todo seu ciclo de desenvolvimento.


As adubações devem ser feitas com base na recomendação que foi feita da análise do solo, para saber como fazer análise de solo clique aqui.


São três tipos de adubações da bananeira: de plantio, formação e de produção.


Adubação de plantio: Nessa adubação são fornecidos os seguintes  nutrientes : nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio e os micronutrientes ( manganês, ferro, cloro, molibdênio, boro, zinco e cobre), principalmente zinco e boro. Adubos orgânicos, como esterco de galinha, porco, bovinos ou torta de mamona são fontes desses nutrientes e suficientes para o desenvolvimento inicial da planta. 
Esses adubos devem ser bem misturados com a terra antes do plantio. 


Adubação de formação: Nos cinco primeiros meses após o plantio da bananeira deve ser feita essa adubação. Ela deve ser divida em cinco partes e aplicada a cada 30 dias. Nela são fornecidos os adubos nitrogenados e os potássicos, em cobertura em volta das plantas, a uma distância aproximada de 30 cm do colo da planta numa faixa de 20cm.



Adubação de produção: Essa adubação é feita em bananeiras em diversos estádios de desenvolvimento, cujas plantas já estão em produção.
Geralmente são utilizadas fórmulas contendo nitrogênio, fósforo e potássio na proporção de2 de nitrogênio, 1 de fósforo para 4 de potássio, adicionando os micronutrientes boro e zinco. É recomendável que se faça a aplicação em quatro doses a cada 30 dias, em época que concentra mais chuva, temperatura maior e luminosidade.  


Fonte :

http://www.esalq.usp.br/cprural/flipbook/pb/pb87/assets/basic-html/index.html#52


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5