Fitocon- Gisele

Plantão

agronômico

gratuito

Clique aqui

A importância da análise de solo e como fazer

Entre e saiba da importância da análise de solo, como fazer e e alguns adubos orgânicos que pode utilizar


A análise do solo é feita seguindo as seguintes etapas:
Amostragem do solo; preparo da amostra; envio ao laboratório; análise quimica; interpretção dos dados;  recomendação de adubação.

A análise do solo nos permite identificar a quantidade de nutrientes, matéria orgânica e o pH que  o solo tem. Ela é muito importante, pois nela é feita a recomendação da adubação e calagem na área a ser plantada, permitindo uma nutrição balanceada para as plantas e que o agricultor alcance a produtividade esperada.

É essencial que o processo da análise de solo seja feito corretamente, muitas vezes é na amostragem que ocorrem erros que comprometem o resultado dessa análise.


Para a correta amostragem é necessário seguir os seguintes procedimentos :
Dividir a propriedade em áreas de no máximo 10 hectares, essas áreas devem ter as mesmas características (cor e textura do solo, topografia, adubações e calagem).
Posteriormente coletar sub-amostras,  tendo o cuidado de limpar a superfície dos locais escolhidos, removendo as folhas e outros detritos. Não retirar amostras de locais próximos a residências, galpões, estradas, formigueiros, depósitos de adubos, e quando o terreno estiver encharcado.


Em cada uma dessas áreas, que têm as mesmas características, deve se andar em zig-zag coletando 15 a 20 subamostras de pontos diferentes, até a profundidade de 20cm, sugere-se também retirar amostras entre 20 e 40cm de profundidade caso o preparo da área seja para plantio de frutíferas.


Figura : Coleta do solo em zig-zag e separação da área com características diferentes


Deve-se retirar essa amostra de solo com um trado, uma pá ou um tubo e colocando, todas juntas,  em um balde limpo. Elas deverão ser bem misturadas dentro do balde, retirando-se uma amostra final, em torno de 500g que deve ser identificada com nome e endereço,. área que representa e qual foi a cultura anterior.


Com as amostras finais prontas envia a algum laboratório credenciado. 


O laboratório vai fazer a análise química e enviar o resultado, a interpretação deve ser feita por um técnico da área que também fará a recomendação da adubação.


Para adubação orgânicas, pode ser utilizado composto, esterco curtido, adubação verde, entre outros.


Observação : A análise do solo tem que ser feita com antecedência ao plantio, devido às reações químicas dos adubos com o solo.  


Fonte


https://flickr.com


https://www.embrapa.br/solos/analises


https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_82_22122006154841.html

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5