#maranhão - Principais doenças e pragas do cultivo da mandioca e formas de controle
Confira como controlar as principais pragas e doenças do cultivo da mandioca
As principais doenças e pragas que ocorrem no cultivo da mandioca
DOENÇAS :
A principal doença da mandioca é a bacteriose que é causada por Xanthomonas campestris pv. Manihotis e ocorre principalmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Quando não utiliza-se as variedades recomendadas para a região do plantio e há condições climáticas favoráveis para seu surgimento as perdas de produção podem ser totais.
Clique aqui e confira quais são essas condições climáticas que ocasionam essa doença e quais as formas de controlar.
A podridão radicular é causada principalmente pelos fungos Phytophthora sp. e Fusarium sp. e ocorre mais na Região Nordeste, cujas perdas de produtividade de raízes estão em torno de 30%.
Clique aqui para conhecer os sintomas e como controlar esta doença
As medidas de controle envolvem práticas culturais como rotação de culturas, manejo físico e químico do solo, sistemas de cultivo associadas ao uso de variedades tolerantes.
A antracnose é causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides que ocorre nas principais regiões produtoras de mandioca em todo o mundo. Essa doença pode afetar as plantas em qualquer fase do seu desenvolvimento, e os danos causados podem levar até a morte da planta. Essa doença causa morte dos ponteiros das hastes e as folhas atacadas apresentam no início manchas pardas.
Clique aqui e confira um produtos alternativos que pode ser utilizado em seu controle entr outras informações.
PRAGAS :
Os ácaros mais importantes para a cultura da mandioca no Brasil são o ácaro verde (conhecido como “tanajoá”) e o ácaro rajado. Podendo causar danos consideráveis, principalmente nas Regiões Nordeste e Centro-Oeste.
Clique aqui Para conhecê-los e saber como controlá-los
O mandarová Erinnyis ello, é considerado uma das pragas mais importantes da cultura, pela ampla distribuição geográfica e alta capacidade de consumo foliar pode reduzir o rendimento e pode até ocasionar a morte de plantas jovens.
Clique aqui para conhecer uma forma natural para controlar este problema.
Deve-se fazer inspeções periódicas principalmente nos primeiros meses do plantio e o controle deve ser feito quando forem encontradas de cinco a sete lagartas pequenas por planta, plantas invasoras podem servir como hospedeiras da praga.
A mosca do broto é causado por Neosilba perezi . As plantas mais jovens são mais suscetíveis, sendo que após vários ataques pode ocorrer nanismo da planta.
clique aqui para saber como controlar o ataque dessa praga e as medidas preventivas para evitá-la na sua lavoura.
A formigas cortadeiras podem desfolhar rapidamente as plantas quando ocorrem em altas populações ou se não forem controladas e é nos primeiros cinco meses que tem que ter mais cuidado com o ataque delas. Elas fazem um corte semicircular na folha.
O ataque ocorre geralmente durante os primeiros meses de crescimento da cultura e seus efeitos provocam perdas de até 22% sobre o rendimento.
Clique aqui para verificar uma forma de controle
Fonte
https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mandioca/mandioca_cerrados/pragas.htm#Item02
Fonte : https://www.agrolink.com.br/culturas/problema/acaro-vermelho_3207.html
https://www.flickr.com/groups/espetacularesfantasticas/
https://www.agrolink.com.br/problemas/antracnose_1510.html