Passos importantes para o controle da bacteriose da mandioca

Leia este artigo especial no site ManejeBem e saiba como manejar a bacteriose em plantas de mandioca. Acesse o artigo e conecte-se à Agricultura Sustentável!


A bacteriose da mandioca, causada pela bactéria Xanthomonas campestris pv. manihotis, é a principal  doença da cultura no Brasil, principalmente na região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. 


Os principais sintomas da bacteriose são: 



  • Manchas angulares, translúcidas e aquosas nas folhas;

  • Murcha das folhas e do pecíolos;

  • Liberação de uma espécie de goma nas hastes da planta;

  • Necrose no interior do caule, ou seja, dos feixes vasculares;

  • Morte da planta. 


Veja a descrição e fotos dos sintomas mais típicos da doença


DESCRIÇÃO DA DOENÇA 

A manifestação e a severidade da doença está relacionada com o manejo empregado e, principalmente, com as condições climáticas do local de plantio. Variações muito bruscas de temperatura, por exemplo,  criam ambientes ideais para o pleno desenvolvimento da bactéria.



Controle da doença 


A utilização de variedades resistentes é a medida mais eficiente para o controle da bacteriose. Dentre os materiais vegetais mais utilizados, e com tolerância aceitável à doença, estão:

Taquari;
Mico;
Fibra;
Fitinha;
Aipim Gigante;
Olho Junto;
Branca de Santa Catarina;
IAC-12;
IAC-13;
IAC-14;
Mantiqueira;
Sonora;
IAC 24-2
IAC 352-6;
IAC 352-7;
IAC 12-829;
IAC 7-127;
EAB 81;
EAB 653.


Além do plantio de material resistente ou tolerante, é importante a utilização de práticas culturais adequadas para o cultivo da mandioca, como por exemplo:



  • Escolha do material vegetal adequado para a sua região;

  • Plantio de material vegetal sadio; 

  • Plantio em épocas adequadas para o bom desenvolvimento da espécie;

  • Limpeza das ferramentas utilizadas durante o plantio;

  • Retirada de folhas doentes.


Referências: 


https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mandioca/mandioca_tabcosteiros/doencas.htm


https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1052640/incidencia-da-bacteriose-da-mandioca-xanthomonas-axonopodis-pv-manihotis-no-estado-do-para


Ficou com alguma dúvida? Consulte nosso plantão agronômico online. Acesse o chat para saber como contratar a assessoria e faça o acompanhamento diário do seu cultivo com técnicos especializados no manejo sustentável de hortas e lavouras!



 Quem somos? 


A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da  inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.  


Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos: 


Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.


ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia. 


Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5