Cooperativismo

Cooperativas são associações autônomas de pessoas unidas voluntariamente buscando atender suas necessidades sociais, econômicas, culturais e seus ideais através de iniciativas de propriedade conjunta. Quer saber mais sobre o cooperativismo? Clica aqui!

Cooperativas são empresas de propriedade conjunta e controladas democraticamente fundamentadas em valores de auto-ajuda, auto-responsabilidade, igualdade, justiça, democracia e solidariedade. Pessoas, ao invés do lucro, estão no centro das atividades econômicas de uma cooperativa. 


Todos os membros participam ativamente e igualmente nas decisões e definições políticas. Cooperativas são indivisíveis; o capital acumulado é reinvestido principalmente na cooperativa. E podem providenciar aos membros condições de trabalho mais favoráveis e acesso a bens e serviços inexistentes no mercado comum.


Quando estão estabelecidas profundamente na realidade local, também fazem contribuições significativas na economia local.


Podem incluir:


- Empresas possuídas e gerenciadas por pessoas que usam o serviço (cooperativa de consumidores);


- Organizações gerenciadas por pessoas que trabalham lá (cooperativa de trabalhadores);


- Cooperativas de participação múltipla ou híbridas que dividem a propriedade em diferentes grupos. Por exemplo: cooperativas de cuidado onde a propriedade é de quem recebe e quem fornece os cuidados. Podem incluir investidores e ONGs;


Negócios cooperativos são tipicamente mais resilientes economicamente que outras formas de empreendimentos, com o dobro do número de cooperativas sobrevivendo os primeiros 5 anos de fundação comparado com outros modelos de propriedade de negócio. 


As cooperativas frequentemente possuem objetivos sociais que visam realizar investindo uma porção dos lucros nas suas comunidades.


Desde 2002 as cooperativas são distinguiveis na internet por meio do domínio ".coop".


Princípios e valores de Cooperativas:


1. Associação voluntária e aberta


2. Controle democrático, onde cada membro possui um voto


3. Participação econômica pelos membros


4. Independência e autonomia


5. Educação, treinamento e informação


6. Cooperação entre cooperados


7. Preocupação com a comunidade


Uma cooperativa é uma entidade legal de propriedade e controlada democratimente por seus membros. Estes possuem uma associação com o empreendimento como produtores ou consumidores de seus produtos ou serviços, ou como empregados. 


As entidades legais possuem amplas características sociais. A filiação é aberta, o que significa que qualquer um que satisfaça certas condições não-discriminatórias podem afiliar-se. Os benefícios econômicas são distribuídos proporcionalmente para cada nível de participação dos afiliados na cooperativa.


Podem ser classificadas em cooperativas de trabalhadores, consumidores, produtores, compradores ou de habitação. E são distinguidas pela forma de incorporação dos lucros ou estabilidade econômica de acordo com os interesses da comunidade.


Existe 3 níveis de cooperativismo em ordem que demonstra claramente sua lógica do mínimo ao máximo de cooperativismo.


Nível I de cooperativismo lida com uma nova forma de distribuição de benefícios, onde é proporcional à contribuição do afiliado.


O nível II é sobre o compartilhamento de informações/serviços/produtos com o coletivo, que é para a gestão e suporte do grupo ao todo.


E por último, a maior forma de cooperativismo seria no nível III, onde há a coletivização e compartilhamento de todo instituição e estruturas, utilizando órgãos e ferramentas democráticas para gerenciar estas organizações.


 


Gostou do conteúdo? Tem muito mais vindo por aí, fique ligado na página! Enquanto isso, acesse, curta e compartilhe nossas publicações!


CLIQUE AQUI e entenda como assistência técnica e cooperativismo se auxiliam!


CLIQUE AQUI  para ver casos de sucesso no cooperativismo catarinense!


FICOU COM DÚVIDAS?


ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS AGRÔNOMOS!



CLIQUE AQUI

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5