Casos de sucesso no cooperativismo agrícola familiar de Santa Catarina
COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL COOPERJA – COOPERJA
A Cooperja surgiu em 30 de agosto de 1969, quando um grupo de 117 agricultores se reuniu e realizou uma Assembleia Geral, com objetivo era solucionar problemas de aquisição de insumos, armazenagem e comercialização da produção agrícola da região. Neste ano ela completou 50 anos de atuação, durante esse tempo foram muitas conquistas, hoje a cooperativa atua com supermercados, posto de combustível, loja agropecuária e unidade de beneficiamento de Arroz. Hoje a quantidade de agricultores envolvidos com essa cooperativa é de 1.617. Os produtos fornecidos por ela são o arroz beneficiado, mandioca, melado, polpa de frutas, tempero verde e verduras, hortaliças e legumes.
Cooperativa dos Agricultores Familiares de Rio Fortuna - COOPER FAMÍLIA
A COOPER FAMÍLIA foi criada em dezembro de 2007. Possui estrutura administrativa em Rio Fortuna, Grão Pará, Braço do Norte e São Ludgero. No início destinava sua produção para os Programas Governamentais. No ano de 2009 foi aprovado o primeiro projeto do Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal (PAA) que beneficíou 21 entidades. Destaca-se também o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) onde atende aproximadamente 11 municípios. Também realiza feiras de comercialização direta em tubarão e Laguna e em suas sedes municipais. Sempre em expansão em 2013 ela contava com 200 sócios que comercializam olerícolas em geral (in natura, processados ou minimamente processados) e Produtos Coloniais.
Cooperativa dos Agricultores Familiares de Treze de Maio e Região - COOPERTREZE
A COOPERTREZE fica localizada em Treze de maio e em 2013 contava com 212 sócios que produzem queijo prato tipo colonial, bebidas lácteas, leite pasteurizado tipo C e conservas de hortaliças agroecológicas, comercializados principalmente para as cidades de Criciúma e Tubarão e florianópolis.
COOPERATIVA DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA FAMILIAR – COOTRAF
A COOTRAF é uma Cooperativa de Pinhalzinho fundada em 2006 e atualmente conta com 370 sócios. Seus produtos são carne suína, queijo e salame.
COOPERATIVA DOS AGRICULTORES ECOLÓGICOS DAS ENCOSTAS DA SERRA GERAL – COOPERAGRECO
A Agreco foi fundada em 1996 em Santa Rosa de Lima, a partir da demanda de vegetais orgânicos de uma rede de supermercados de Florianópolis e então um grupo de agricultores familiares se reuniu para atender essa demanda e acabaram criando essa cooperativa. Ela expandiu ampliando sua área de atuação, produtos e criando agroindústrias de pequeno porte. Em 2016 contava com 140 associados agrupados em 20 agroindústrias familiares de oito municípios.
Os produtos dela são os Molhos de tomate, Geléias, Conservas, Frangos, Legumes Congelados,Pizzas, Melado, Açúcar, Banana Passa, Compota de Abacaxi e são todos orgânicos.
COOPERATIVA REGIONAL AGROPECUÁRIA VALE DO ITAJAI – CRAVIL
A CRAVIL foi fundada em 1971 em Rio do Sul, surgiu a partir da necessidade dos pequenos agricultores que buscavam alternativas de renda para o trabalho agrícola. Atualmente ela conta com mais de três mil associados, cerca de 800 colaboradores distribuidos em mais de 40 municípios. São 13 unidades de recebimento e beneficiamento de cereais e leite e 34 lojas agrícolas e supermercados. Seus produtos:são o arroz beneficiado e feijão.
COOPERATIVA REGIONAL AURIVERDE – AURIVERDE
A AURIVERDE foi criada em 1968, em Cunha Porã, por um grupo de 69 agricultores com o objetivo de desenvolver as atividades econômicas de forma comum, organizar a produção e a comercialização. No início ela se chamava cooperativa Agrícola Mista Cunha Porã Ltda mas com a fusão com a Cooperativa Agrícola Mista Maravilha e a COAPESC do município de São Carlos passou a chamar-se por Auriverde. Atualmente conta com mais de 4 mil agricultores associados.
Produzindo suínos, aves e leite, além do cultivo de milho, soja, feijão, trigo, fumo, frutas e reflorestamento.
Fontes :
http://intranetdoc.epagri.sc.gov.br/producao_tecnico_cientifica/DOC_34519.pdf
http://www.agreco.com.br/quem-somos/
http://www.scrural.sc.gov.br/?p=12740
https://www.otempo.com.br/economia/cartilha-ensina-agricultores-familiares-a-vender-para-o-programa-de-alimentacao-escolar-1.530808
http://www.cravil.com.br/cooperativa/historia
http://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/seguranca_alimentar/Simposio_PAA/SIMPOSIO_NACIONAL/Catalogo_Produtos_Agricultura_Familiar.pdf
http://www.cooperja.com.br/institucional
https://www.econodata.com.br/lista-empresas/SANTA-CATARINA/PINHALZINHO/C/08147012000155-COOPERATIVA-DOS-TRABALHADORES-NA-AGRICULTURA-FAMILIAR-COOTRAF
Quem somos?
A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.
Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos:
Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.
ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia.
Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.