Plantão

agronômico

gratuito

Clique aqui

A Excelência no cooperativismo passa pela Assistência Técnica!

O que dizer sobre o trabalho de cooperativas agropecuárias na organização e apoio aos pequeno e médios produtores? Cumprem um trabalho importante de apoiar os cooperados para viabilizar suas atividades seja na comercialização, armazenamento, processamento da matéria-prima e também pode ter um papel fundamental no auxílio técnico durante a produção.

O Cooperativismo é um movimento capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social com o objetivo de sanar as necessidades do grupo e não o lucro. Uma alternativa socioeconômica que leva ao sucesso com equilíbrio e justiça entre os participantes. O objetivo maior de uma Cooperativa no setor agropecuário é viabilizar o associado economicamente, mediante prestação de serviços para o desenvolvimento do mesmo. Este setor é composto por cooperativas de produtores rurais ou agropastoris e de pesca, cujos meios de produção pertençam ao associado.


As cooperativas agropecuárias contribuem para a inclusão de produtores, independentemente de seu tamanho e sistema de produção. Tem um papel fundamental para manter o agricultor no campo, fomentando a comercialização de seus produtos e fornecendo serviços a seus cooperados. Vários benefícios são oferecidos aos cooperados. Nesse sentido, o auxílio à produção e aumento da produtividade está ligado diretamente ao sucesso de toda a Cooperativa. 


O serviço de assistência técnica e extensão rural, além de levar informação e orientação técnica, representa incremento de renda e inclusão produtiva, sobretudo para a agricultura familiar ao viabilizar mais possibilidades de comercialização da produção. Nesse sentido impacta diretamente no fortalecimento de Cooperativas.


A assistência técnica é responsável, inclusive, pela elevação da produção e produtividade dos agricultores familiares. Promove a melhoria da renda e da qualidade de vida no campo. Estima-se que a sua atuação eleva em até 362% o valor da produção por hectare (R$/ha) na agricultura familiar.Além de auxiliar na aquisição de insumos a Cooperativa podem oferecer também acesso a novas tecnologias que permitam uma assistência técnica mais atuante. A tecnologia e a inovação podem ser aliadas para vencer os desafios do campo. Por isso estamos lançando uma ferramenta inovadora para Cooperativas que queiram beneficiar os seus produtores. Dessa forma, a excelência no cooperativismo passa pela assistência técnica, atividade que contribui diretamente para a agregação de valor à produção dos cooperados.


Entre em contato conosco (contato@manejebem.com.br) para saber mais!


 


Referências:


http://www.agricultura.gov.br/assuntos/cooperativismo-associativismo/cooperativismo-brasil


http://www.brasil.gov.br/noticias/economia-e-financas/2018/06/agricultura-familiar-brasileira-e-a-8a-maior-produtora-de-alimentos-do-mundo


http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_img_1684/3Baixa_Cartilha_Plano_Safra_2017.pdf


 


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5