Adubação Verde

Na agricultura orgânica o processo de adubação utiliza matéria orgânica e práticas culturais que favorecem os processos biológico. A adubação verde é uma prática importante para o saúde e nutrição das plantas. Leia este artigo especial no site MenejeBem e conheça 7 das principais plantas leguminosas utilizadas neste processo.


É no solo que ocorre uma série de processos vivos e dinâmicos essenciais à saúde e nutrição das plantas. Para garantir que as plantas tenham nutrientes disponíveis para crescer e produzir processos de adubação são adicionados para um melhor cultivo. A restituição da biodiversidade vegetal é importantíssima e permite o restabelecimento de inúmeras interações que resultando em efeitos benéficos para o agroecossistema. 


Para isto, são utilizados por exemplo a adubação verde que nada mais é do que o cultivo de espécies com elevada produção de biomassa vegetal. Estas plantas podem ser cultivadas e incorporadas no solo e fornecem nutrientes  (principalmente o nitrogênio). Estas plantas podem ser semeadas em rotação, sucessão ou em consórcio com as hortaliças.


Plantas leguminosas podem ser utilizada, dentre elas: mucunas, crotalárias, guandu, leucina, chícharo e tremoço. Conheça agora 7 das principais espécies de plantas utilizadas como adubos verdes (Clique para acessar maiores informações na Comunidade ManejeBem):



 Mucuna preta



Mucuna Cinza


Feijão-de-Porco

Crotalária-breviflora
    

Guandu-forrageiro (anão)


Tremoço-branco

Ervilha-Forrageira


A adubação com plantas leguminosas permite a entrada de nitrogênio. Os rizóbios capazes de fixar o nitrogênio associam-se à estas plantas. Desta forma o nitrogênio fica disponível para a própria planta e para as demais que serão cultivadas em seguida na área ou que estejam em consórcio. 


Nessas condições, a prática da adubação verde com leguminosas é uma alternativa interessante de fornecimento de matéria orgânica e de nitrogênio para o solo, contribuindo para a sustentação dos sistemas orgânicos de produção.


Fontes:


RAIJ, B. van et al. (Ed.). Recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo. 2.ed.  Campinas: Instituto Agronômico, 1996. (IAC. Boletim Técnico, 100)


Embrapa Hortaliças – Brasília, DF. Interessados em adquirir o livro “PRODUÇÃO ORG NICA DE HORTALIÇAS – Coleção 500 Perguntas – 500 Respostas” http://mais500p500r.sct.embrapa.br/view/pdfs/90000021-ebook-pdf.pdf   


Fotos: http://www.pirai.com.br


Quem somos? 


A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da  inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.  


Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos: 


Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.


ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia. 


Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5