Ácaros em frutiferas - Como reconhecer?

Dentre as várias pragas que atacam as frutíferas, destacam-se os ácaros, pois causam danos consideráveis e encontram-se disseminados em todas as regiões cultivadas. Leia este artigo especial no site ManejeBem e saiba como identificar e manejar essa praga. Acesse o artigo e conecte-se à Agricultura Sustentável!

 


Ácaros fitófagos, ou seja, aqueles que se nutrem de matérias vegetais sugando a seiva, são minúsculos aracnídeos,  praticamente invisíveis a olho nu, geralmente de movimentos lentos e localizam-se em ambas as faces das folhas, dependendo da espécie. Podem apresentar coloração vermelha, amarela, verde, esbranquiçados ou translúcidos, são dispersados pelo vento e atacam as folhas e os ramos novos, provocando deformações, manchas, secamento e morte. Nas gemas podem causar abortamento precoce e nos frutos o ataque da praga pode reduzir o tamanho, peso e quantidade de suco, além de manchas externamente.


Os mais importantes na agricultura são os indivíduos das famílias: Tetranychidae, Tenuipalpidae, Tarsonemidae, e Eriophyidae, que além de danificarem diretamente as plantas, podem transmitir viroses. Diversas espécies importantes podem ser citadas dentro de cada uma dessas famílias. Veja a seguir informações dos principais ácaros de algumas frutíferas:


 


Ácaro aranhaTetranychus spp (Acari: Tetranychidae) - Banana, Citros, Morango 


Os ácaros atacam as folhas e provocam sintomas de mosqueado ou amarelecimento, bronzeamento, diminuição no vigor e na produção, desfolhamento, murcha permanente, atrofia e morte das plantas. Formam teias sobre as folhas e reduzem o tamanho do fruto. 


 


Ácaro rajado - Tetranychus urticae (Acari: Tetranychidae) - Uva, Maça, Citros, Pêra, Pêssego, Mamão, Morango, Melancia, Melão, Mamão, Banana  


Esta espécie de ácaro tece teias na face dorsal da folha, de modo que, uma vez feita a postura, os ovos ficam protegidos. A temperatura elevada favorece o desenvolvimento deste ácaro. Os sintomas do seu ataque são observados na face ventral das folhas e caracterizados por manchas avermelhadas, podendo tornar-se necrosadas e/ou secar totalmente. O ataque pode ocorrer em folhas de qualquer idade, geralmente nas folhas mais velhas.


 


Ácaro branco - Polyphagotarsonemus latus (Acari: Tarsonemidae) - Mamão, Uva, Goiaba, Manga, Citros, Abacaxi, Morango, Melancia 


O ataque desta praga é caracterizado pela coloração verde brilhante e encarquilhamento das folhas, assemelhando-se aos sintomas de virose, principalmente nas folhas novas localizadas no ápice (ponteiro) da planta ou nas brotações laterais,  com posterior paralisação do crescimento ou atrofiamento dos ramos. No mamoeiro é chamado de ácaro-da-queda-do-chapéu-do-mamoeiro.


 


Ácaro da falsa ferrugem - Phyllocoptruta oleivora  (Acari, Eriophyidae) - Citros, Abacate, Abacaxi, Mamão 


Ocorrem durante todo o ano, sendo o aumento da população relacionado com o aumento da umidade relativa do ar. Preferem frutos verdes, mas atacam também ramos e folhas na parte inferior. O ato alimentar do ácaro provoca liberação de etileno, acompanhado com lignificação e provavelmente oxidação de algumas substâncias do citoplasma, causando o sintoma de fruto ferruginoso.


 


Ácaro da leprose - Brevipalpus phoenicis (Acari, Tenuipalpidae) - Citros, Manga, Goiaba, Mamão, Maçã  


Os adultos são sedentários e tem preferência de alimentarem-se sobre ramos, mas também desenvolvem-se sobre frutos, principalmente quando estes apresentam verrugose, lesões ou escamas de cochonilhas. São transmissores de vírus da leprose, uma doença que causa morte de ramos e quedas precoces de frutos, cujos sintomas são observados um mês após a inoculação. Passa a ser vetor quando suga a seiva de uma planta contaminada. 


 


Ácaro-vermelho-europeuPanonychus ulmi (Acari: Tetranychidae) Uva, Maçã 


Folhas infestadas apresentaram bronzeamento, com manchas avermelhadas na face adaxial, resultando na queda prematura das mesmas. Ataque severo podem reduzir o tamanho dos frutos, podem causar a queda de frutos e de folhas, redução na florada e na frutificação efetiva subsequente. 


 


Ácaro-da-ferrugem-da-videira -  Calepitrimerus vitis (Acari: Eriophyidae) Uva


A injúria causada por este ácaro é a erinose, que consiste na emissão de grande quantidade de tricomas (pêlos) pela folha, a qual fica com aspecto aveludado. A coloração da folha passa para marrom esmaecida ou vermelha.


 


Ácaro-da-erinose-da-videira - Colomerus vitis (Acari: Eriophyidae) Uva


Esta espécie ocasiona o surgimento de galhas de diferentes tamanhos na face superior das folhas, as quais correspondem a manchas brancas aveludadas na face inferior (erinose); pode ocasionar deformações e morte das gemas.


 


Ácaro da bananeiraTetranychus abacae (Acari: Tetranychidae) - Banana 


A face inferior das folhas das bananeiras pode mostrar-se parcial ou totalmente revestida de grande quantidade de teia, onde, entre os fios, se abrigam ácaros vermelhos. Em decorrência da alta infestação deste ácaro, as folhas apresentam coloração avermelhada tipo “ferrugem”. Essas espécies, em elevadas infestações, também podem provocar danos aos frutos, que apresentam manchas de coloração ferrugem.


 


Ácaro vermelho - Oligonychus spp (Acari: Tetranychidae) Manga


Desenvolvem-se na face superior das folhas, recobrindo-as com pequena quantidade de teia. O ataque destes ácaros faz com que as folhas percam seu brilho característico, observando-se entre os fios de teia certa quantidade de poeira e detritos, conferindo um aspecto de sujeira às folhas, que apresentam um bronzeado característico. Infestações severas tornam os frutos de coloração ferrugínea. São mais freqüentes na época seca do ano. 


 


Veja algumas como prevenir e controlar ácaros em suas frutíferas:


 


Dicas:


Ácaros como afetam as plantas e como tratar


Tudo que você precisa saber sobre ácaro predador


 


Manejos:


Manejo cultural do ácaro da bananeira


 


Receitas:


Fichas agroecológicas do MAPA - Controle de ácaros


Controle alternativo - Calda de alho e pimenta


Controle alternativo - Calda de arruda


Controle alternativo - Cinzas


 


 


Defensivo registrado para orgânicos - BioBVB


Defensivo registrado para orgânicos - Interceptor


Defensivo registrado para orgânicos - Celta


Defensivo registrado para orgânicos Avenger


Defensivo registrado para orgânicos - Albatroz


Defensivo registrado para orgânicos - Ecobass


Defensivo registrado para orgânicos - Beauveria Oligos WP


Defensivo registrado para orgânicos - Beauvecontrol


Defensivo registrado para orgânicos - Beauveria JCO


Defensivo registrado para orgânicos - Bioveria WP


Defensivo registrado para orgânicos - Spical


Defensivo registrado para orgânicos - Granada


 


Importante:


Antes de aplicar qualquer tipo de calda, produto, preparado ou técnica, consulte a sua certificadora sobre a liberação do uso do mesmo.


Ficou com alguma dúvida? Consulte nosso Chat do Plantão Agronômico! Acesse o chat para saber como contratar a assessoria e faça o acompanhamento diário do seu cultivo com técnicos especializados no manejo sustentável de hortas e lavouras!


 


 


Fonte:


http://www.cpatsa.embrapa.br:8080/sistema_producao/spuva/pragas.html


http://www.grupocultivar.com.br/artigos/acaro-controlado


https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/970188/acaros-em-fruteiras-na-amazonia-oriental


http://www.bio.ufpr.br/portal/pragasplantas/wp-content/uploads/sites/12/2013/11/frutiferas.pdf


http://www.cpatsa.embrapa.br:8080/sistema_producao/spuva/pragas.html


http://www.epagri.sc.gov.br/?page_id=1349


Quem somos? 


A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da  inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.  


Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos: 


Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.


ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia. 


Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5