Relação entre a utilização de agrotóxicos e surgimento dos cânceres
A utilização de agrotóxicos, de forma excessiva e incorreta, está relacionada com casos de intoxicação aguda e crônica.
Abaixo estão descritos alguns dos sintomas destas intoxicações :
Intoxicação aguda : Fraqueza; cólicas abdominais; náusea; vômitos; convulsões; contrações musculares involuntárias; espirros; excitação; tontura; dor de cabeça; Sangramento nasal; desmaios,conjuntivite etc.
Intoxicação crônica : Lesões hepáticas; dermatites de contato; fibrose pulmonar; Alergias; asma brônquica; irritações nas mucosas; hipersensibilidade; Efeitos neurotóxicos retardados; arritmias cardíacas; lesões renais; doença de Parkinson; cânceres e etc.
Mesmo os agrotóxicos classificados como medianamente ou pouco tóxicos, podem causar efeitos crônicos após meses, anos ou até décadas da exposição.
Os trabalhadores rurais são um dos grupos populacionais mais afetados pelo uso de agrotóxicos (Carneiro et al, 2015).
Sabendo da importância deste assunto e em apoio às campanhas do outubro rosa e novembro azul destacamos aqui pesquisas científicas sobre o uso de agrotóxicos e sua relação com o surgimento de cânceres de mama e próstata.
Em revisão à 16 artigos que pesquisaram a relação entre exposição aos agrotóxicos e o desenvolvimento de câncer de mama Pertile et al,(2018) chegou a conclusão de que essa relação ocorreu em 93,3% deles. E que o grupo dos organoclorados e organofosforados são os que mais induzem ao câncer de mama, pois causam a transformação e proliferação de células mamárias de caráter maligno.
Em um estudo de Alavanja et al. (2002) apud Soares, (2010) feito em Carolina do Norte (EUA) com 55.332 aplicadores de agrotóxicos, encontrou-se relação do uso de inseticidas clorados entre agricultores com mais de 50 anos e o câncer de próstata, em um índice que variava entre 1,05-1,24 a incidência encontrada foi de 1,14.
Aos agricultores contamos com a compreensão, para que sempre antes de utilizar algum agrotóxico, que tente outros métodos naturais e só utilize agrotóxico quando não encontrar outra solução. E se for fazer o uso, que utilize os EPI’s(Equipamentos individuais de proteção), que é composto por macacão com mangas compridas, chapéu de aba larga, óculos ou viseira facial, luvas de borracha, bota e avental impermeável e máscara cobrindo nariz e boca.
Entre aqui e confira quais cuidados você deve ter para aplicar de forma correta os agrotóxicos ou produtos permitidos para uso na agricultura orgânica,
Fontes :
CARNEIRO, F. F; AUGUSTO,L.G. S; RIGOTTO, R.M; FRIEDRICH, K; BÚRIGO, A.C. Dossiê ABRASCO: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. Rio de Janeiro / São Paulo. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Expressão Popular. 2015, 624 p.
PERTILE, E; MATIAS, M.I; RIBEIRO, Z.S.;POETA, J.;RONCADA, C. Evidências experimentais e epidemiológicas entre exposição aos agrotóxicos e o desenvolvimento de câncer de mama |.Rev. Bras. Pesq. Saúde, Vitória, 20(1): 137-147, jan-mar, 2018
SOARES, W.L. Uso dos agrotóxicos e seus impactos à saúde e ao ambiente: uma avaliação integrada entre a economia, a saúde pública, a ecologia e a agricultura. Tese (Doutorado) – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2010.
Quem somos?
A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.
Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos:
Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.
ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia.
Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.