Fitocon- Gisele

Plantão

agronômico

gratuito

Clique aqui

Relação entre a utilização de agrotóxicos e surgimento dos cânceres

Sabe quais são os sintomas da intoxicação por agrotóxicos e como utilizar eles de forma correta ? Entra e confere

 


A utilização de agrotóxicos, de forma excessiva e incorreta, está relacionada com casos de  intoxicação aguda e crônica. 


Abaixo estão descritos alguns dos sintomas destas intoxicações :


Intoxicação aguda : Fraqueza; cólicas abdominais; náusea; vômitos; convulsões; contrações musculares involuntárias; espirros; excitação;  tontura; dor de cabeça; Sangramento nasal; desmaios,conjuntivite etc.


Intoxicação crônica : Lesões hepáticas; dermatites de contato; fibrose pulmonar; Alergias; asma brônquica; irritações nas mucosas;  hipersensibilidade; Efeitos neurotóxicos retardados;  arritmias cardíacas; lesões renais; doença de Parkinson; cânceres e etc.


Mesmo os agrotóxicos classificados como medianamente ou pouco tóxicos, podem causar efeitos crônicos após meses, anos ou até décadas da exposição.
Os trabalhadores rurais  são um dos grupos populacionais mais afetados pelo uso de  agrotóxicos (Carneiro et al, 2015).


Sabendo da importância deste assunto e em apoio às campanhas do outubro rosa e novembro azul destacamos aqui pesquisas científicas sobre o uso de agrotóxicos e sua relação com o surgimento de cânceres de mama e próstata.


Em revisão à 16 artigos que pesquisaram a relação entre exposição aos agrotóxicos e o desenvolvimento de câncer de mama Pertile et al,(2018) chegou a conclusão de que essa relação ocorreu em 93,3% deles. E que o grupo dos organoclorados e organofosforados são os que mais induzem ao câncer de mama, pois causam a transformação e proliferação de células mamárias de caráter maligno.


Em um estudo de Alavanja et al. (2002) apud  Soares, (2010) feito em Carolina do Norte (EUA) com 55.332 aplicadores de agrotóxicos, encontrou-se relação do uso de inseticidas clorados entre agricultores com mais de 50 anos e o câncer de próstata, em um índice que variava entre 1,05-1,24 a incidência encontrada foi de 1,14.


Aos agricultores contamos com a compreensão, para que sempre antes de utilizar algum agrotóxico, que tente outros métodos naturais e só utilize agrotóxico quando não encontrar outra solução. E se for fazer o uso, que utilize os EPI’s(Equipamentos individuais de proteção), que é composto por macacão com mangas compridas, chapéu de aba larga, óculos ou viseira facial, luvas de borracha, bota e avental impermeável e máscara cobrindo nariz e boca.  

Entre aqui e confira quais cuidados você deve ter para aplicar de forma correta os agrotóxicos ou produtos permitidos para uso na agricultura orgânica,


Fontes :


CARNEIRO, F. F; AUGUSTO,L.G. S; RIGOTTO, R.M; FRIEDRICH, K; BÚRIGO, A.C. Dossiê ABRASCO: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. Rio de Janeiro / São Paulo. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Expressão Popular. 2015, 624 p.


PERTILE, E; MATIAS, M.I; RIBEIRO, Z.S.;POETA, J.;RONCADA, C. Evidências experimentais e epidemiológicas entre exposição aos agrotóxicos e o desenvolvimento de câncer de mama |.Rev. Bras. Pesq. Saúde, Vitória, 20(1): 137-147, jan-mar, 2018


SOARES, W.L. Uso dos agrotóxicos e seus impactos à saúde e ao ambiente: uma avaliação integrada entre a economia, a saúde pública, a ecologia e a agricultura. Tese (Doutorado) – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2010.

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5