Plantão

agronômico

gratuito

Clique aqui

Tecnologia de aplicação de produtos agrícolas

Quais os principais erros cometidos durante a aplicação de produtos agrícolas?


A agricultura é um enorme campo de possibilidades! Para que possamos ter uma farta colheita, baseada na produção sustentável de alimentos, devemos levar em consideração os diversos fatores envolvidos na cadeia de produção, como por exemplo, a gestão da propriedade, o mercado, os manejo e as tecnologia de aplicação de produtos agrícolas. 


A tecnologia de aplicação não se resume ao ato de aplicar determinado produto sobre as plantas, mas sim na interação entre os diversos fatores do ecossistema agrícola, como por exemplo, a cultura, a praga, a doença, a planta invasora, o produto, o equipamento e o ambiente. 


Estas variáveis devem ser consideradas por todos os praticantes das diferentes formas de agricultura, ou seja, pelos praticantes da agricultura orgânica, que fazem uso de produtos biológicos, por exemplo, e pelos agricultores convencionais, que utilizam métodos químicos de controle. 


Os fatores envolvidos na tecnologia de aplicação de produtos, influencia diretamente na tomada de decisão e, consequentemente, na sustentabilidade do negócio agrícola, na economia de recursos, na escolha de produtos adequados, na redução da contaminação do meio ambiente e na obtenção de uma lavoura saudável. 


Quais os principais erros cometidos durante a aplicação de produtos permitidos para uso na agricultura orgânica ou durante a pulverização de agrotóxicos nas lavouras? 



  1. Uso do produto inadequado - Produtos que não são registrados para a cultura ou para a praga/doença;

  2. Equipamento desregulado ou inadequados para o produto;

  3. Dose incorreta - Sub e superdosagens;

  4. Momento de aplicação incorreto - Aplicações desnecessárias ou em estádio incorreto;

  5. Aplicação com condições climáticas inadequadas - Aplicação em dias de chuva, com muito sol ou em dias de vento intenso;

  6. Sobreposição de aplicação - Aplicações simultâneas de produtos incompatíveis;

  7. Não seguimento das orientações descritas na bula do produto. 


Para que possamos gerar uma agricultura forte e sustentável devemos nos atentar à correção de hábitos que desequilibram e desfavorecem o meio. Além disso, devemos sempre nos atentar à otimização das formas de manejar e tratar a lavoura. 


Nos diga, o que você tem feito? Quais as tecnologias de aplicação você utiliza? Deixe suas dicas. =) 


Fonte: https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Ameixa/AmeixaEuropeia/tecnologia.htm


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5