Fitocon- Gisele

Plantão

agronômico

gratuito

Clique aqui

Principais moléstias que atingem o cultivo de arroz - Dicas para agricultura familiar

Confira aqui quais são as principais doenças e pragas de arrozais


Cultivado e consumido em todos os continentes, o arroz se destaca pela produção e área de cultivo. O Brasil produz 50% do arroz na America Latina e está entre os dez principais produtores mundiais de arroz.


Ele apresenta grande capacidade de adaptação a diferentes condições de solo e clima, sendo que pode ser cultivado em dois sistemas de cultivo, o irrigado e o de sequeiro.


O irrigado é mais comum na região Sul do Brasil, e o sequeiro predomina na região Centro-Oeste do País. 
O arroz de sequeiro é mais representativo quando se trata de área de cultivo, já quanto ao volume produzido, o arroz irrigado é o principal.


Sabendo da importância desta cultura, vejamos a seguir quais são as moléstias mais comuns que atingem seus sistemas de cultivo no Brasil :


Entre as doenças estão a brusone (Pyricularia grisea), a escaldadura (Rhynchosporium secalis), a mancha-de-grãos, a queima-das-bainhas (Rhizoctonia solani) e a mancha parda (Bipolaris oryzae).
Entre as pragas se destacam, em ordem decrescente de importância, o percevejo-do-colmo (Tibraca limbativentris),a lagarta-dos-arrozais (Spodoptera frugiperda), o gorgulho-aquático (Oryzophagus oryzae),o percevejo-das-panículas (Oebalus spp.), a broca-do-colo (Elasmopalpus lignosellus),os cupins-rizófagos (Procornitermes spp.), a cigarrinhas-das-pastagens (Deois spp.), a broca-do-colmo (Diatraea saccharalis), a lagartado-trigo (Pseudaletia spp.), o cascudo-preto (Euetheola humillis), lagarta-dos-capinzais (Mocis latipes), a formigas (Atta spp.), o pulgão-da-raiz (Rhopalosiphum rufiabdominalis) e a pulga-da-folha (Chaetocnema sp.).


Doenças :

A brusone é a doença que causa mundialmente os maiores danos à produtividade e à qualidade dos grãos, para saber quais as práticas culturais para controle clique aqui

A escaldadura tem importância econômica em lavouras especialmente na região Norte, sobre práticas culturais para controle dela clique aqui.

A mancha-de-grãos reduz significativamente a qualidade dos grãos,afetando o rendimento de engenho e a classificação do produto, sobre práticas culturais para controle dela clique aqui

A queima-das-bainhas ocorre principalmente em arroz irrigado e tem sido encontrada mais no Estado do Tocantins e também em outras regiões produtoras de arroz, como Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, sobre práticas culturais para controle dela clique aqui

A mancha parda é transmitida principalmente pelas sementes, sendo favorecida pelo excesso de chuvas durante a maturação das panículas e por condições de baixa luminosidade. Sobre práticas culturais para controle dela clique aqui


 


Figura :  A- Brusone; B-escaldadura; C- mancha parda; D- mancha das bainhas. 


Pragas :


Logo após a semeadura o gorgulho-aquático pode destruir as semnetes, já o percevejo-do-colmo pode ocorrer em todas as fases da cultura, mas geralmente começa a causar danos a partir dos 35 dias após a emergência das plantas.


Dentre os insetos que causam danos antes do perfilhamento das plantas de arroz estão  os cupins-rizófagos, a broca-do-colo, as cigarrinhas-das-pastagens , as formigas-saúvas, a lagarta-dos-arrozais e o cascudo-preto.

E entre aqueles que causam danos a partir do início do perfilhamento do arroz estão a  lagarta-do-trigo, a Broca do colmo, o curuquerê dos-capinzais, a pulga do arroz e o pulgão-da-raiz.  


O percevejo-das-panículas inicia a ocupação da lavoura a partir do início do florescimento até a fase de grão leitoso.

Fontes


https://www.agrolink.com.br/culturas/arroz/informacoes/importancia_361560.html


https://www.embrapa.br/agrossilvipastoril/sitio-tecnologico/trilha-tecnologica/tecnologias/culturas/arroz


https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/964487/1/500perguntasarroz.pdf


 Fotos 


https://www.agrolink.com.br/


https://flickr.com/


Quem somos? 


A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da  inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.  


Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos: 


Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.


ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia. 


Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5