Gisele

Plantão

agronômico

gratuito

Clique aqui

Plantio e manejo cultural mandioca

Vai fazer o plantio de mandioca ? Então confira aqui dicas para melhorar sua produção

 


Plantio e manejo cultural mandioca


Para o plantio da mandioca (Manihot esculenta Crantz), que dependendo da região é também conhecida como macaxeira ou aipim, devemos escolher uma boa rama/ caule. Portanto, a planta escolhida  deve ter de 10 a 14 meses de idade e ser livre de pragas e doenças. Se o “miolo” estiver branco é um indicativo que está livre de doença e se a rama estiver sem buracos não deve ter pragas.


As ramas cortadas dão origem as manivas, que devem ter aproximadamente 20 cm de comprimento, com cerca de 6 a 7 gemas (“olhos”). A medula, que é a parte mais interna e branca, deve ocupar a metade do tamanho do miolo. 


 



 


Corte de maniva mostrando o miolo e medula. A que está ao centro é a ideal para o plantio. 


Fonte : Valéria Saldanha Bezerra apud EMBRAPA, 2012


 


O corte da rama deve ser reto e com ferramenta bem afiada. Deve-se ter cuidado para não apertar as ramas em alguma superfície onde danifique as gemas. A liberação de látex, ao realizarmos um corte no material, é um indicativo de qualidade da maniva.



Corte da rama em maniva
Fonte : arquivo pessoal


 Caso seja necessário, o armazenamento pode ser feito no máximo por dois meses. Para isso, a planta deve ser cortada de 10 a 15 cm do solo e as pontas e folhas devem ser eliminadas. Um tamanho ideal de rama para armazenamento é de 50 a 80 cm. Após cortadas, elas devem ser amarradas em feixes com até 100 unidades e apoiadas em pé debaixo de árvores com bastante sombra. Além disso, deve-se enterrar as ramas cerca de 10 cm no solo e em seguida cobri-las com palha seca . Quando o plantio ocorrer os brotos e as pequenas raízes que sugirem deverão ser retiradas, cortando-se 10 cm em cada extremidade.


Forma de armazenar as ramas
Fonte : https://docplayer.com.br/65472047-Aspectos-socioeconomicos-melhoramento-genetico-sistemas-de-cultivo-manejo-de-pragas-e-doencas-e-agroindustria.html


O plantio deverá ser realizado no início de épocas chuvosas, porém não deve ocorrer encharcamento do solo, sendo que o plantio em camalhões é indicado em locais onde há esta situação. A forma de plantio mais utilizada no Brasil é na horizontal, com as manivas todas alinhadas. Em cultivos solteiros, o espaçamento indicado entre linhas é  de 1,0 m e entre plantas 0,5 m. Quando consorciado com feijão, por exemplo, o espaçamento entre linhas varia de 1 a 2 metros  e entre plantas 0,5 a 1,0 m. Já no plantio em fileiras duplas, o espaçamento em geral é de 2,00 x 0,60 x 0,60 metros. As covas com 25 cm de largura x 5 a 10 cm de profundidade.

Para saber sobre o manejo cultural clique aqui


Fontes :


https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mandioca/mandioca_para/plantio.htm


https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/101452/1/Comunicado-Tecnico-125-maniva-semente.pdf


EMBRAPA ,2012
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/101452/1/Comunicado-Tecnico-125-maniva-semente.pdf

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5