Manejo culturais na mandioca
Lista de culturas: Mandioca
Confira quais são os manejos culturais para a mandioca
A cultura da mandioca (Manihot esculenta Crantz) tem como manejos culturais o manejo das plantas invasoras, amontoa, poda, adubação de cobertura e a consorciação, abaixo você encontra a descrição destas técnicas :
O manejo de plantas invasoras deve ser realizado, principalmente, nos primeiros quatro a cinco meses do seu ciclo. Sendo que, a partir de 20 a 30 dias após a brotação das manivas, as plantas invasoras não deve ocorrer em um período aproximado de 100 dias. o controle pode ser químico, via capinas ou roçadas, ou até mesmo através do consórcio com leguminosas, respeitando a distância entre plantas.
Capina das plantas invasoras
Fonte : arquivo pessoal
Se realizar capina ou arranquio, deve-se fazer a amontoa, que consiste em chegar terra para junto das plantas, com auxílio da enxada.
A adubação em cobertura deve ser realizada caso a análise química do solo indicar a necessidade do uso de adubos potássicos ou nitrogenados. Faça a aplicação entre 45 a 60 dias após a brotação das plantas e quando o solo apresentar umidade.
A poda é realizada quando necessita-se de material para novos plantios, no caso de alta infestação de pragas e doenças, como medida de proteção em áreas sujeitas a geadas e ao se utilizar as ramas na alimentação animal. Quando necessária, deve ser efetuada no início do período chuvoso, a uma altura de 15 a 20cm da superfície do solo e em plantas com 10 a 12 meses de idade. Mandiocais que sofreram poda devem aguardar de 4 a 6 meses para que sejam colhidos.
Fonte :
https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mandioca/mandioca_para/tratosculturais.htm