Para que serve o Calcário Dolomítico? Como utilizá-lo?

Leia este artigo especial no site ManejeBem e saiba como utilizar o calcário dolomítico na agricultura orgânica. Acesse o artigo e conecte-se à Agricultura Sustentável!

 


A agricultura orgânica é um método de cultivo que, além de aplicar diversas práticas sustentáveis, busca utilizar o solo de forma sábia e respeitosa, já que o mesmo abriga a vida e é responsável pelo bom desenvolvimento e crescimento dos vegetais. 


Para preparar a terra e deixá-la o mais pronta possível para o recebimento das plantas, o agricultor orgânico busca estudar e avaliar a saúde e a fertilidade do solo. Por isso, a análise fisico-química é uma das primeiras medidas tomadas por ele. Com pelo menos 120 dias de antecedência do preparo do solo, a terra é devidamente coletada e mandada para laboratórios. Esta medida, possibilita a incorporação de matéria orgânica adequada, acréscimo de nutrientes, como por exemplo, o fósforo, e correção do pH. Veja AQUI algumas fontes alternativas de nutrientes que podem ser utilizadas na agricultura orgânica.   


Nos solos ácidos, primeiramente, recomenda-se a fosfatagem. Este procedimento pode ser efetuado com a incorporação de fosfatos naturais, como por exemplo, rochas moídas. Junto com o fósforo, deve-se incorporar a matéria orgânica, ou seja, os compostos ou adubos verdes. Um mês após a fosfatagem, recomenda-se a correção do pH. 


A correção do pH é um processo muito importante, pois a acidez é um dos fatores que determinará os melhores rendimentos da cultura e maior eficiência no uso da água e dos nutrientes. Para esta correção, também chamada de calagem, normalmente utiliza-se o calcário, que pode ser o calcítico (0 - 5% Mg), magnesiano (5-12% Mg) ou dolomítico ( >12% Mg). 


A decisão de qual deles aplicar sobre o solo dependerá da análise fisico-química previamente realizada. Sendo assim, não basta utilizar qualquer uma das formas. Deve-se avaliar a melhor e mais adequada para o seu tipo de solo, pois cada uma delas fornecerá uma quantidade diferente de Magnésio (Mg), por exemplo.


Ficou com alguma dúvida? consulte nosso chat do plantão agronômico! Acesse o chat para saber como contratar a assessoria e faça o acompanhamento diário do seu cultivo com técnicos especializados no manejo sustentável de hortas e lavouras!


 


Referências:


http://emater.mg.gov.br/doc%5Csite%5Cserevicoseprodutos%5Clivraria%5CAduba%C3%A7%C3%A3oOrg%C3%A2nica%5CAgricultura%20Org%C3%A2nica.pdf


http://www4.esalq.usp.br/biblioteca/sites/www4.esalq.usp.br.biblioteca/files/publicacoes-a-venda/pdf/SPR%20Agricultura%20Organica.pdf


https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/recursos/Calagem_UFUID-ycBtp115Pe.pdf


 Quem somos? 


A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da  inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.  


Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos: 


Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.


ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia. 


Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5