ManejeBem - Gisele

Calagem e adubação do coqueiro na região norte do Brasil

Confira aqui os tipos de adubações para o coqueiro, as épocas a serem realizadas na região norte, os adubos utilizados...


Calagem


A incorporação do calcário ao solo deve ser feita, pelo menos, 20 dias antes do plantio.
A quantidade deve ser determinada com base na análise de solo.


Adubação das mudas


Para obter plantas bem nutridas e produtivas é essencial que desde a fase de mudas elas tenham a sua disposição os nutrientes necessários para seu crescimento. Nesta fase recomenda-se três adubações, com intervalo de 60 dias entre elas. As quantidades estão descritas na tabela abaixo :


Tabela 5. Quantidade de nutrientes recomendados, em gramas/planta, para coqueiros em fase de muda
Durante o desenvolvimento do coqueiro ele necessita de três tipos de adubações, a de plantio,  de formação e de produção.
As adubações devem ser feitas a partir da recomendação feita por um técnico da área que esteja se baseando na análise do solo da área a ser adubada. Para saber como fazer análise de solo clique aqui.


Adubação de Plantio


A adubação deve ser realizada no início do período chuvoso, mas evitar chuvas fortes. Na cova, de aproximadamente 40 cm de profundidade, deve se colocar casca de fibra da casca do coco no fundo dela, encher até a metade. A outra metade da cova deve ser preenchida com terra. A adubação deve ser feita com base na análise de solo, e recomenda-se utilizar até 800 g de superfosfato simples, acrescido de 100 g de óxido de magnésio (30 % de Mg) e 20 g de bórax (10 % de B), devem ser misturados com a terra da superfície.

Para pequenos plantios onde o solo é pobre em nutrientes, pode ser adicionada na cova 20 litros de cama de frango ou 30 litros de esterco curtido de gado, aplicar 10 dias antes do plantio.


Adubação de Formação


A recomendação da adubação de formação deve ser feita com base em análise foliar, e não é qualquer folha que pode ser enviada para análise laboratorial. Para coqueiros que ainda não produzem é a folha 9 que deve ser retirada. Veja no vídeo abaixo :


Adubação de formação deve ser realizada nos dois primeiros anos após o plantio, para isso deve-se dividir em duas vezes a aplicação.  Portanto aplique uma parte no final do período chuvoso ( aproximadamente julho) e a outra parte no início deste período (aproximadamente dezembro). As fontes utilizadas são uréia (com 45 % de N), superfosfato simples (com 20 % de P2O5 e S), cloreto de potássio (com 60 % de K2O ), óxido de magnésio (com 30 % de Mg) e bórax (10 % de B). Eles devem ser misturados com a superfície do solo, a uma distância de 20 cm a 30 cm da planta.


Adubação de Produção


A recomendação da adubação de produção, assim como a de formação, deve ser feita com base em análise foliar, e deve ser retirada a folha 14 para análise laboratorial, como foi visto no vídeo anterior. 
A adubação de produção é feita em uma  única aplicação, aproximadamente no mês de julho. 
Recomenda-se utilizar uréia, superfosfato triplo, cloreto de potássio, óxido de magnésio e bórax.

Para reduzir o fornecimento de fertilizante nitrogenado, pode-se fazer o plantio de alguma planta leguminosa como cobertura verde. Uma alternativa é a gliricídia (Gliricidia sepium), para isso o seu  plantio deve ocorrer junto ao plantio dos coqueiros. Recomenda-se o plantio de 12 mudas de gliricídia acompanhando a linha de plantio do coqueiro, com espaçamento entre plantas de 1 m x 1 m, distribuídas em três linhas de quatro plantas, mantendo-se uma distância de aproximadamente 2,5 m em relação ao caule do coqueiro. O corte da biomassa aérea é realizado 1 ano após o plantio e posteriormente a cada 6 meses. As folhas e ramos devem ser colocadas em volta do coqueiro.

Veja abaixo um vídeo de como adubar o coqueiro :




Fontes : 

Paulo Manoel Pontes Lins; Ismael de Jesus Matos Viégas. Adubação do coqueiro no Pará. Belém, PA : Embrapa Amazônia Oriental, 2008.
Disponível em <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/30446/1/Doc350.pdf>

https://www.embrapa.br/tabuleiros-costeiros/fertonline-recomendacoes-para-adubacao

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/192950/1/500-PERGUNTAS-Coco-ed-01-2018.pdf


28p. : 21 cm. – (Embrapa Amazônia Oriental. Documentos, 350)

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5