Praga - Cascudo-preto - Euetheola humilis
Ocasiona o enfraquecimento, amarelecimento e tombamento das plantas. Na fase larval, alimentam-se das raízes e na fase adulta danificam a base da planta.
Continuar lendo...Os ácaros atacam as folhas e provocam sintomas de mosqueado ou amarelecimento, bronzeamento, diminuição no vigor e na produção, desfolhamento, murcha permanente, atrofia e morte das plantas. Formam teias sobre as folhas e reduzem o tamanho do fruto.
Para o controle da praga, além de realizar os manejos culturais, você pode aplicar uma calda alternativa. Veja o vídeo a seguir e aprenda a preparar. Clique AQUI para acessar a receita completa.
Continuar lendo...
Folhas raspadas e perfuradas, cartucho destruído e espigas danificadas. As mariposas são de coloração cinza-escura e têm o hábito de realizar as posturas nas folhas. As larvas alimentam-se das folhas, e cortam os colmos (caules) rente ao solo.
Continuar lendo...A praga mandarová é desfolhadora e cerca de 70 a 80% dos danos acontecem nos últimos 5 dias de vida da lagarta. Cada lagarta consome até 13 folhas por dia, mas depende do tamanho e da qualidade nutricional das folhas. Os ovos (de 400 a 800 unidades por fêmea) são depositados de forma isolada na face superior da folha pela fase adulta o inseto (mariposa). No início, o ovo apresenta coloração verde claro (após a postura), evolui para tom escuro (próximo a eclosão) e torna-se transparente (depois da saída da lagarta). Após o desenvolvimento completo, a lagarta desce ao solo para se transformar em pupa.
Continuar lendo...Pode ocorrer desde os primeiros estágios de desenvolvimento, o sintoma é visível nos entrenós inferiores após a polinização. O tecido interno fica danificado e apenas a parte lenhosa é preservada. É possível visualizar vários pontinhos pretos que dão uma cor cinzenta ao interior do colmo.
Continuar lendo...As lesões iniciais são pequenas, amareladas ou esbranquiçadas de formado arredondado. Com o desenvolvimento da doença tornam-se maiores com até 2cm de diâmetro e de cor branca com borda escura. As lesões podem se juntar formando grandes áreas manchadas na folha e no centro das lesões é possível visualizar algumas estruturas fúngicas.
Continuar lendo...