Praga - Mosca branca - Bemisia tabaci
O principal sintoma da mosca branca está relacionado ao aparecimento de viroses. Este inseto é um vetor de virus e podem disseminar doenças vegetais pelo campo.
Continuar lendo...Danos diretos na cultura por se alimentar da seiva, prejudicam o crescimento da planta, deformação de tecidos, necroses principalmente ao longo das nervuras e folhas encarquilhadas. Danos indiretos podem ocorrer devido à transmissão de viroses, como por exemplo o mosaico da cenoura (Carrot mosaic virus - CtMV), causando redução da produtividade das plantas infectadas.
Para auxiliar no manejo do pulgão, além das práticas culturais, você pode aplicar uma calda inseticida natural. Veja o vídeo a baixo e aprenda a preparar. Clique AQUI para acessar a receita completa.
Continuar lendo...
Ataca folhas, caule/ramos, flores, frutos. Provoca seca das cápsulas florais e queda de botões florais/ frutos novos. Se os frutos novos não caírem podem ficar deformados. Em frutos maiores o ataque da praga causa murcha e os deixam enrugados.
Continuar lendo...Os danos maiores são causados pelas larvas que alimentam-se dos tecidos e abrem minas/túneis no interior da folha, abaixo da epiderme. Destroem parcialmente ou totalmente as folhas.
Para o controle da praga, além de realizar os manejos culturais, você pode aplicar uma calda alternativa. Veja o vídeo a seguir e aprenda a preparar. Clique AQUI para acessar a receita completa.
Continuar lendo...
Podem ocasionar redução na fertilidade e peso de grãos, e acarretar falhas nas espigas. Nos frutos causam sintoma de broca e podem destruir mudas, ocasionar buracos na nervura central e orifícios nas extremidades de flores.
Continuar lendo...Nas folhas os adultos e ninfas se alimentam e causam lesões amareladas na face inferior. A face superior da folha fica esbranquiçada e pode apresentar pontuações avermelhadas que correspondem às lesões da face inferior. Observa-se também presença de teia.
Continuar lendo...O ataque ocorre em reboleira, preferencialmente em folhas novas não havendo presença de teias. Pode causar escurecimento das folhas e posteriormente causa o enrolamento das bordas para baixo.
Esse ácaro danifica as folhas e brotações novas provocando a paralisação do crescimento e atrofia dos ramos. Em frutos, o ataque desse ácaro causa rasgaduras, deformação e queda.
Continuar lendo...