Olá! Queremos saber mais sobre você! Complete seu cadastro :)
Os danos maiores são causados pelas larvas que alimentam-se dos tecidos e abrem minas/túneis no interior da folha, abaixo da epiderme. Destroem parcialmente ou totalmente as folhas.
Para o controle da praga, além de realizar os manejos culturais, você pode aplicar uma calda alternativa. Veja o vídeo a seguir e aprenda a preparar. Clique AQUI para acessar a receita completa.
Podem ocasionar redução na fertilidade e peso de grãos, e acarretar falhas nas espigas. Nos frutos causam sintoma de broca e podem destruir mudas, ocasionar buracos na nervura central e orifícios nas extremidades de flores.
Os danos são causados por adultos e ninfas que se alimentam na parte inferior da folha (preferencialmente). Na face superior das folhas observa-se pontilhados com as punções de alimentação. Os ácaros tendem a se alimentar muitas vezes perto da nervura central. As folhas geralmente ficam esbranquiçadas e descoloridas.
Os sintomas são observados nas folhas mais velhas e caracterizam-se por manchas de formato arredondado, bordos de coloração púrpura e centro claro. Em condições de alta intensidade de ataque, as folhas podem necrosar-se totalmente, e haver morte de plantas.
Ocasiona o enfraquecimento, amarelecimento e tombamento das plantas. Na fase larval, alimentam-se das raízes e na fase adulta danificam a base da planta.
Afeta semente ou grão, caule, ramos e órgãos subterrâneos. Prejudica a germinação de sementes devido aos danos causados pelas larvas. Alimenta-se das raízes, causando enfraquecimentos e a morte das plantas.