Nematoide-espiralado
É um ectoparasita do sistema radicular, que causa redução do crescimento dela. Pode causar morte das hastes e da planta inteira.
Continuar lendo...
A lagarta pode ser encontrada enterrada próximo à plântulas e pode cortá-la junto à base. Abre galerias e causa perfilhamento excessivo em algumas espécies vegetais. Os danos favorecem o tombamento, bem como o aparecimento de estrias nas folhas, sintoma denominado de coração morto.
Para controlar a lagarta rosca, além de efetuar práticas culturais, você pode aplicar uma calda de fumo orgânico sobre as plantas. Assista o vídeo a seguir e aprenda a preparar. Clique AQUI para acessar a receita completa.
Continuar lendo...
As lagartas alimentam-se principalmente de folhas. Causam desfolha, deixando apenas a nervura central. A praga também pode atacar panículas e sementes. Geralmente, o foco dos danos são em áreas restritas, mas que tendem a se expandir.
Continuar lendo...
As lagartas atacam as folhas, destruindo o limbo foliar. Quando jovens raspando-as as folhas ocasionando pequenas manchas claras; à medida que crescem, destroem completamente as folhas, podendo danificar até as hastes mais finas. Redução da produtividade.
Continuar lendo...
Os danos maiores são causados pelas larvas que alimentam-se dos tecidos e abrem minas/túneis no interior da folha, abaixo da epiderme. Destroem parcialmente ou totalmente as folhas.
Para o controle da praga, além de realizar os manejos culturais, você pode aplicar uma calda alternativa. Veja o vídeo a seguir e aprenda a preparar. Clique AQUI para acessar a receita completa.
Continuar lendo...
Podem ocasionar redução na fertilidade e peso de grãos, e acarretar falhas nas espigas. Nos frutos causam sintoma de broca e podem destruir mudas, ocasionar buracos na nervura central e orifícios nas extremidades de flores.
Continuar lendo...