Doença do Tomate - Antracnose
Culturas: Tomate
Tipo de patógeno: Fungo
Nome comum: Antracnose, Mancha de antracnose, Mancha de coletotricum
Agente causal: Colletotrichum spp.
Tipo de sintoma: Mancha e Podridão
Sintomas:
Os sintomas da antracnose são lesões são circulares ou ovaladas, deprimidas, bronzeadas ou escuras, úmidas e concêntricas, quase sempre recobertas por uma esporulação de coloração rosa ou alaranjada. As lesões podem ocorrer isoladas ou em grupos que podem se unir quando existir o inóculo na área e a condição climática for favorável ao desenvolvimento do patógeno.
Afeta frutos jovens, maduros e em algumas situações os sintomas são visualizados somente na pós-colheita. Frutos infectados podem secar e se tornar mumificados. Os sintomas nas folhas, pecíolos e caules são caracterizados por lesões castanhas, irregulares, deprimidas e aspecto de rasgado (nas folhas). Necroses em botões florais, flores e a seca de frutos recém-fecundados também são sinais observados após a infecção por Colletotrichum spp.
Autor: Fitocon
Fonte:
J.G. Töfoli, R.J. Domingues, J.T. Ferrari. (2015) ANTRACNOSE EM SOLANÁCEAS: ETIOLOGIA, CARACTERÍSTICAS E CONTROLE. Divulgação técnica. Biológico, São Paulo, v.77, n.1, p.73-79. http://www.biologico.sp.gov.br
Fotos: www.invasive.org