Doença das cucurbitaceas - Mancha-angular
Culturas: Abobrinha, Pepino, Abóbora, Melancia, Melão
Tipo de patógeno: Bactéria
Nome comum: Mancha-angular
Agente causal: Pseudomonas syringaepv. lachrymans
Tipo de sintoma: Mancha
Sintomas:
Os principais sintomas da doença são manchas angulares sobre o limbo foliar. Inicialmente, os sintomas aparecem como pontos amarelos e encharcados. Com o desenvolvimento da doença, as lesões adquirem um formato angular, ficam com uma coloração marrom, com halo amarelo e um pus bacteriano na face inferior. Nas fases mais avançadas da doença, as manchas ficam necrosadas, com uma cor cinza ou parda. As lesões podem desenvolver-se de maneira a atingir uma extensa área foliar. Além disso, o tecido necrosado pode romper-se e formar furos sobre as folhas.
Nos frutos e suas sementes, inicialmente ocorrem pequenas manchas encharcadas. Com o desenvolvimento da doença, estas lesões tornam-se necróticas. Em estágios avançados da doença é comum observar-se o desenvolvimento de podridão mole causada por outras bactérias. Manchas encharcadas e necróticas, também são observadas no caule atacados pela bactéria.
Autor: Fitocon - Consultoria Fitossanitária
Fonte:
Fotos: www.bugwood.org
Quer saber como controlar esta doença de maneira sustentável e eficiente? Entre em contato com nossos consultores através da Comunidade ManejeBem.