Fitocon- Gisele

Plantão

agronômico

gratuito

Clique aqui

Turismo rural na agricultura familiar, seus desafios e oportunidades

Entre e confira quais são os desafios e oportunidades que a agricultura familiar têm em relação ao turismo rural


A demanda de turismo pelas classes de baixa renda, as chamadas “C” e “D”, vem aumentando. Esta classe de turistas têm muita capacidade de consumo, em 2005 os gastos desse público foram de 4,5 bilhões de reais, sendo que 11 % deles  viajaram para área rurais.


Apesar das zonas rurais estarem próximas das cidades, a uma distância curta ou média, mesmo assim são destinos pouco frequentados pelos turistas urbanos populares.


Em relação aos acessos e transportes para zonas rurais, muitas localidades sofrem com a precariedade, o que dificulta a chegada do turista a essas áreas.


Estes turistas apresentam-se em maior volume de pessoas e o agricultor familiar apresenta baixa capacidade de carga exigida pelo turismo rural. A disponibilidade de hospedagem, por exemplo, poderia ser dificultada, mas como esses turistas possuem a característica de se hospedarem em familiares ou amigos, isso poderia diminuir essa dificuldade.


 Os turistas populares têm a característica de fazerem viagens em excursões de curta duração e que são contratadas de forma informal. Essa informalidade dificulta o monitoramento  pela rede TRAF (Rede de Turismo Rural na Agricultura Familiar) e o controle dos serviços prestados. Trazer esses turistas para a formalidade sem muito aumento de custos é outro desafio.


Tendo em vista que 92 % dos turistas populares pagam à vista a viagem, seria importante disponibilizar crédito à eles, para que assim aumentem seu poder de consumo. 

A rede TRAF busca capacitar e organizar em redes os agricultores familiares, inserir eles no mercado turístico, facilitar o financiamento para novas infraestruturas, melhorar o acesso e o transporte público em zonas rurais, viabilizar crédito para o turismo popular entre outras demandas.



Após superados, todos esses desafios se tornaram oportunidades ao agricultor familiar, com a geração de mais renda e emprego ao campo. 


Para saber quais atividades de turismo rural podem ser desenvolvidas na propriedade pelo agricultor clique aqui



Fonte

OLIVEIRA, C.T.F; ZOUAIN, D.M. Turismo rural e agricultura familiar: desafios e perspectivas para o campo. Observatório de Inovação do Turismo - Revista Acadêmica. V. 6, n. 2, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/oit/article/view/5794/4506>


Foto 
www.flickr.com


 


A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da  inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.  


Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos: 


Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se


ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia. 


Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.


 


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5