Tecnologia no Campo
Nos últimos 20 anos, a agricultura vem sofrendo uma revolução tecnológica com o desenvolvimento das mídias sociais, troca e envio de dados, aplicativos e conectividade. Chamada de Agricultura 4.0, essas tecnologias estão nas mãos do agricultor que quer aprender e ter maior controle das atividades na propriedade.
O GPS é um exemplo de tecnologia recente e que começou a ser usado em atividades agrícolas na década de 90. Significa Sistema de Posicionamento Global em inglês e possuía precisão de 20cm. Atualmente já foi substituído pelo GNSS, que significa Sistema de Navegação Global por Satélite e utiliza diversos satélites, aumentando a precisão para até 2,5cm.
O GPS e o GNSS foram e são fundamentais e de certa forma, ajudaram a criar a Agricultura de Precisão, esta opera através de aplicativos e softwares/programas agrícolas, que processam informações de bancos de dados sobre a cultura, condições do solo, clima, região, cruzando os dados com os pontos obtidos nas leituras do sistema GNSS e gerando dados precisos e informativos dos locais na propriedade que necessitam de manejo, cuidados, observação ou previsões futuras.
Esta conectividade e troca de informações faz parte de um conjunto de tecnologias digitais que são integradas através de softwares para agricultura, sensores, equipamentos e sistemas. São ferramentas que facilitam o trabalho, principalmente em escala e que servem de base da Agricultura 4.0, onde as informações da propriedade e da região são utilizadas para automatizar a agricultura local, gerando precisão nas atividades, dosagem correta de insumos e apoiando decisões. A agricultura pode incorporar cada vez mais a tecnologia e os dados obtidos, cabe ao agricultor aprender e saber como usá-la.
Quando se fala em agricultura, logo se pensa nos grandes produtores. Aqueles que exportam e que tem disponível toda e qualquer solução agro. Mas, a verdade é que a grande maioria são de pequeno porte e se organizam em unidades familiares. Acreditem, são eles que alimentam o mundo! Mas, mesmo com toda a sua importância na cadeia de abastecimento de alimentos, os agricultores sofrem a falta de tecnologia no campo.
Pensando na melhoria da produção destes agricultores, a ManejeBem desenvolveu uma tecnologia, em forma de aplicativo, que visa facilitar a assistência técnica no campo.
A solução, ofertada para cooperativas, agroindústrias e empresas de assistência técnica agrícola visa à melhoria do trabalho de agrônomos e o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais.
Além de tornar as operações no campo ainda mais eficiente, mais sustentável e muito mais precisa, o agrônomo terá nas mãos informações valiosas para otimizar todas as etapas produtivas da propriedade. Com a tecnologia, fica muito mais fácil de identificar oportunidades e melhorias no campo. Quais os problemas? Quais as soluções? Que tipo de sistema de irrigação utilizar? Como efetuar a adubação? Como melhorar a gestão da propriedade? O agricultor está pronto para acessar créditos rurais?
Com a ferramenta, que ajuda a responder estas perguntas, fica muito mais fácil de manter o agricultor produtivo e qualificado para os mercados existentes. Aumentando seus lucros!
Como fazemos isso? Através do ManejeChat. Tecnologia que possui um chat direto com o agricultor e um sistema para registro e armazenamento dos atendimentos. Com esta ferramenta, conseguimos aumentar em 300% a capacidade do trabalho de técnicos no campo e elevamos o número de agricultores conectados com uma assistência agrícola diária e de qualidade.
Quer conhecer um pouco mais esta ferramenta?
Entre em contato conosco pelo: fitocon@manejebem.com