ManejeBem - Gisele

Sigatoka-amarela na bananeira - saiba identificar e controlar esta doença

Entre e confira quais são os sintomas da sigatoka-amarela e formas de controle desta doença que é umas das principais que atingem a bananicultura brasileira


A sigatoka-amarela (Mycosphaerella musicola) é uma doença causada por um fungo. No Brasil ela foi introduzida em 1935 em uma cidade de São Paulo e atualmente está distribuída por quase todo país.   


A sigatoka-amarela é uma das principais doenças da bananeira, ficando atrás somente da sigatoka-negra(Fernandes et al, 2006). Os dano causado por ela é a morte prematura das folhas, causando redução da área foliar. Isso ocasiona redução do tamanho do cacho, número menor de pencas por cacho e maturação precoce dos frutos, portanto a produtividade diminui. Se nenhuma medida de controle for tomada a perda pode ser de 100 % da produção, uma vez que os frutos, quando produzidos sem nenhum controle da doença, não apresentam valor comercial (Cordeiro et al, 2006). 


Altamente influenciada pelas condições climáticas, essa doença apresenta maior relevância nas regiões de clima úmido, com alta pluviosidade e temperaturas por volta dos 25 °C.


Visando reduzir os danos causados por esta doença, com medidas de controle para garantir a produtividade, é necessário que primeiramente seja feita a identificação dela (Fernandes et al, 2006).


Veja abaixo quais são os sintomas que ela causa na bananeira :


A doença apresenta diferentes estádios de desenvolvimento, então para  facilitar o entendimento e o reconhecimento, os sintomas vão ser descritos por estádio : 

• Estádio I – A lesão inicia com um ponto ou risca, com leve descoloração e tamanho de no máximo 1 mm de comprimento;
• Estádio II – O risco aumenta de tamanho e descoloração;
• Estádio III – O risco passa para forma oval alongada, de contornos mal definidos e coloração levemente parda.



 • Estádio IV – Caracteriza-se pelo aparecimento de um halo amarelo em volta da mancha e cor parda mais acentuada no seu interior. 
• Estádio V – A mancha oval e alongada passa a atingir de 12 mm a 15 mm de comprimento por 2 mm a 5 mm de largura. O centro é totalmente deprimido, de tecido seco e coloração cinza (Cordeiro apud Fernandes et al, 2006).



MEDIDAS DE CONTROLE : 


O controle genético através do uso de variedades resistentes ou tolerantes apresenta-se como o principal método de controle dessa doença.


Clique aqui para saber quais variedades possuem resistência ou tolerância a esta doença


CONTROLE CULTURAL :


Fase de preparo para o plantio


• Na implantação do bananal - escolher o espaçamento mais adequado para o cultivar selecionado;


Fase de plantio

• Utilização e manutenção correta da densidade populacional;
• Plantio de mudas comprovadamente sadias e livres de nematoides, preferência mudas produzidas em laboratório       certificados;
• Utilização de cultivares resistentes é o melhor método de controle da doença;


Fase de crescimento da planta


• Fazer vistorias regulamente no bananal;
• Drenagem rápida de qualquer excesso de água no solo ajuda a reduzir o desenvolvimento da doença;
• Fazer roçada;
• Controle das plantas daninhas que além de competir com as bananeiras, favorecem o desenvolvimento dos fungos;
• Fazer desfolha sanitária das folhas ou parte das folhas afetadas - não há necessidade de retirar as folhas do bananal.
   Essas devem ser amontoadas ou mantidas ao longo da fileira de plantio;
• Adubação equilibrada;
• Utilização de adubos orgânicos curtidos;
• Proporcionar condições de sombreamento – redução de formação de orvalho e de incidência de luz diminuem o desenvolvimento da doença.


Referências:

Fotos: www.flickr.com


CORDEIRO,Z.J.M; MATOS, A.P.;  MEISSNER FILHO, P.E. Sigatokas. EMBRAPA, 2006. Disponível em < https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia40/AG01/arvore/AG01_45_41020068055.html>;


FERNANDES, C.F; COSTA, J.N.M; HOLANDA FILHO, Z.F.; SOUZA, F.F. Doenças da bananicultura: sigatoca-amarela.  EMBRAPA- Circular técnica 85, 2006. Disponível em < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/710691/1/ct85sigatocaamarela.pdf>;


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5