ManejeBem

Série Manejo, Produção e Colheita do Cacau - Características, variedades e necessidades da cultura

 


O cacaueiro é uma planta perene, pode passar dos 100 anos, produz em locais sombreado e em companhia de outras plantas. Tradicionalmente cultivado e utilizado nas Américas, tanto por conquistadores quanto indígenas, famoso mundialmente pelo seus produtos, principalmente o chocolate.


 
Altura: até 8 m, com copa de 6 m de diâmetro.


Raiz: pivotante, chega até 2 m de profundidade, a maior parte se concentra nos primeiros 30 cm do solo.


Caule: ereto, vigoroso, deve ser manejado para evitar crescimento indesejável. Possui casca lisa quando é jovem, quando maduro torna-se áspera e rugosa.


Folhas: oblongas (ovais) e acuminadas (possuem pontas no final), quando jovem são violetas ou verdes, maduro tornam-se verde-escuro. Glabra (sem pêlos).


Flores: cauliflora (surgem no caule e ramos), na gema que fica na axila de uma folha antiga. As flores começam a abrir à tarde e terminam de abrir na manhã seguinte.


Polinização: o principal polinizador é a mosca do gênero Forcipomya e a formiga caçarema (Azteca chartifex). Deve-se sincronizar o período de floração intensa com o período de maior população dos adultos da mosca para aumentar o sucesso reprodutivo do cacaueiro. Evita-se aplicação de inseticidas na época de floração.


Fruto: alongado e sulcado, com uma casca (pericarpo carnoso). O fruto amadurece em 170 dias. Necessita-se de 30 frutos para obter 1 kg de cacau comercial.


Semente/amêndoa: formato de ovo e achatada, coberta por polpa branca e gelatinosa, doce e ácida, usada em: geléia, vinho, licor, vinagre e suco.



VARIEDADES


Criollo: frutos grandes, de casca fina, rugosa, verde-escura quando imaturo e amarelo/alaranjada maduro. Sementes grandes, branca/violetas, muita polpa, considerado como cacau-fino comercialmente.


Forasteiro: frutos arredondados, sementes achatas e violetas, conhecidos como básicos.


Trinitário: cruza entre Criollo e Forasteiro, são propagados por estacas ou enxertos. Sementes amareladas/roxas, produto de qualidade intermediária.


FORMA DE PROPAGAÇÃO


Sementes: a semeadura é efetuada em sacos plásticos, a qual é mantida em viveiro por 6 meses. Após germinação, deve-se realizar o raleio, mantendo somente as plantas vigorosas. Mudas de sementes geralmente servem como porta-enxerto.


Estaquia/Enxertia: cacaueiro clonado de plantas saudáveis e produtivas, obtido por estaquia ou enxertia e utilizando mudas de sementes como porta enxertos.



Temperatura: média e ideal de 22ºC, mínima de 9ºC, máxima de 28ºC.


Água: chuvas distribuidas durante o ano inteiro, média de 1500 mm, abaixo disso é necessário irrigação.


Solo: profundidade acima de 1 m; boa drenagem; textura argilo-arenosa; lençol freático com mais de 1 m de profundidade. Solos com textura argilosa são bons para regiões com pouca chuva. Evitar áreas alagadas.


Vento: prejudica a folhagem nova, proteger o cultivo com barreiras ou escolher área de vale.


Época de plantio: início da estação chuvosa.


Sombreamento: mudas necessitam de sombreamento, provisório ou permanente. É implantando com no mínimo 6 meses antes do plantio. As mudas recebem de 25 a 50% de luz.


Sombreamento provisório: bananeira com espaçamento 3 x 3m, taioba, inhame, gliricídia, leucena, ingá (plantas que possuem interesse comercial).


Sombreamento permanente: árvores de até 30 m com grandes copas e espaçamento de 20 x 20 m, jaca, cajá, gmelina, ingá, abacate, cravo-da-índia, canela, mogno, cumaru, freijó, ipê, andiroba, cedro, angelim, seringueira, jatobá, etc. É necessário verificar a legislação e um assistente técnico para manejar árvores nativas e plantar em área de floresta.



REFERÊNCIA


Cacau: produção, manejo e colheita - SENAR


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5