Pronaf, Crédito Rural e Seguro Rural

Crédito rural e seguro rural são instrumentos para o desenvolvimento agrícola. São linhas de crédito com juros subsidiados visando garantir a renda do produtor em caso de perdas.  Fornecem recursos para custeio, investimento ou comercialização de produtos, serviços ou estrutura na propriedade rural e agricultura familiar.  Quer saber mais? Clique aqui!

 


Os recursos das linhas de crédito vêm do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), dos Fundos Constitucionais de Financiamento, do Nordeste (FNE), do Norte (FNO) e do Centro-Oeste (FCO), da Poupança Rural, das Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e de Depósitos a vista (depósitos feitos em bancos).


As linhas de créditos são concedidos através de progrmas e planos governamentais. O Plano Agrícola e Pecuário (PAP) é lançado a cada ano agrícola (início de julho até final de junho do próximo ano). Os recursos do PAP estão disponíveis para o setor agropecuário, onde o principal favorecido é a agricultura não familiar ou empresarial.


O Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) visa auxiliar o médio produtor.


E o Plano Safra da Agricultura Familiar é baseado no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e beneficia a agricultura familiar.


Objetivos do Pronaf:



  • Atender mini e pequenos produtores rurais;

  • Elevar sua capacidade produtiva;

  • Gerar emprego e renda;

  • Reduzir desigualdades sociais;

  • Aumentar eficiência da agricultura familiar.


Produtores que se beneficiam:



  • Maior parte da mão de obra seja familiar;

  • Renda bruta anual familiar de até R$ 360 mil e 50% seja obtida de exploração agropecuária ou não do estabelecimento rural;

  • Residam na ou próxima da propriedade;

  • Não possuam área superior a quatro módulos fiscais (varia conforme estado).


Como funciona e como se enquadrar


O Pronaf financia projetos individuais e coletivos geradores de renda a agricultura familiar e assentados da reforma agrária. Possui as taxas de juros mais baixas dos financiamentos rurais e as menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do país.


a) Discute-se na família sobre a necessidade de crédito, custeio, investimento ou comercialização.


b) Busca-se a instituição ou agente de crédito responsável, como o sindicato rural ou Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Estado;


c) Obtem-se a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que mostra a renda anual e atividades exploradas, a DAP orienta o agricultor para as linhas de crédito que tem direito.


Observação: se o agricultor for beneficiário da reforma agrária e do crédito fundiário, deve procurar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ou Unidade Técnica Estadual (UTE).


Para obter o Crédito rural, deve-se seguir as regras, finalidades e condições. Estas são encontradas no Manual de Crédito Rural (MCR) e suas normas definem o trabalho e projeto de qualquer agente que faz parte do Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), como bancos e cooperativas de crédito.


 Exigências para obtenção de Crédito Rural:


a) Nome limpo: ou seja, CPF regularizado e livre de dívidas.


b) Orçamento ou plano de utilização de recursos: informando o projeto que pretende desenvolver. O projeto deve gerar renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária.


c) Obedecer o cronograma de utilização: cada crédito possui sua forma de pagamento, limite, prazo e carência e devem ser respeitados.


d) Zoneamento agroecológico: para cada cultura, sendo que será fiscalizado pelo órgão financiador.



Linhas de crédito do Pronaf



  • Pronaf Custeio: para atividades agropecuárias de beneficiamento ou industrialização e comercialização de produção.

  • Pronaf Mais Alimentos: implantação, ampliação ou modernização da infraestrutura de produção e serviços.

  • Pronaf Agroindústria: para investimentos, desde infraestrutura, beneficiamento, processamento e comercialização da produção.

  • Pronaf Agroecologia: sistemas de produção agroecológicos ou orgânicos.

  • Pronaf Eco: para técnicas que minimizam impacto da atividade rural no meio ambiente.

  • Pronaf Floresta: projetos para sistemas agroflorestais, ecologicamente sustentáveis.

  • Pronaf Semiárido: projetos focados na sustentabilidade do agroecossistema, infraestrutura hídrica e demais estruturas.

  • Pronaf Mulher: foco na mulher agricultora (independente da situação civil).

  • Pronaf Jovem: para jovens agricultores entre 16 e 29 anos.

  • Pronaf Custeio e Comercialização de Agroindústrias Familiares: custeio do beneficiamento e industrialização da produção própria ou de terceiros.

  • Pronaf Cota-Parte: para agricultores filiados a cooperativas de produção ou aplicação em capital de giro, custeio ou investimento.

  • Microcrédito Rural: para agricultores de mais baixa renda, permite financiamento de atividades agropecuárias e não agropecuárias.


Estes financiamentos rurais podem ser requeridos juntos ou separados pelo produtor, como pessoa física ou jurídica, assim como as cooperativas rurais.


A ManejeBem ajuda agricultores e cooperativas a se organizarem, desenvolvendo projetos, disseminando informações, acompanhando as atividades auxiliando no desenvolvimento agrícola e social da propriedade.


Quando se fala em agricultura, logo se pensa nos grandes produtores. Aqueles que exportam e que tem disponível toda e qualquer solução agro. Mas, a verdade é que a grande maioria são de pequeno porte  e se organizam em unidades familiares. Acreditem, são eles que alimentam o mundo! Mas, mesmo com toda a sua importância na cadeia de abastecimento de alimentos, os agricultores sofrem a falta de tecnologia no campo. 


Pensando na melhoria da produção destes agricultores, a ManejeBem desenvolveu uma tecnologia, em forma de aplicativo, que visa facilitar a assistência técnica no campo.


A solução, ofertada para cooperativas, agroindústrias e empresas de assistência técnica agrícola visa à melhoria do trabalho de agrônomos e o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais. 


Além de tornar as operações no campo ainda mais eficiente, mais sustentável e muito mais precisa, o agrônomo terá nas mãos informações valiosas para otimizar todas as etapas produtivas da propriedade. Com a tecnologia, fica muito mais fácil de identificar oportunidades e melhorias no campo. Quais os problemas? Quais as soluções? Que tipo de sistema de irrigação utilizar? Como efetuar a adubação? Como melhorar a gestão da propriedade? O agricultor está pronto para acessar créditos rurais? 


Com a ferramenta, que ajuda a responder estas perguntas, fica muito mais fácil de manter o agricultor produtivo e qualificado para os mercados existentes. Aumentando seus lucros! 


Como fazemos isso? Através do ManejeChat. Tecnologia que possui um chat direto com o agricultor e um sistema para registro e armazenamento dos atendimentos. Com esta ferramenta, conseguimos aumentar em 300% a capacidade do trabalho de técnicos no campo e elevamos o número de agricultores conectados com uma assistência agrícola diária e de qualidade.  


Quer conhecer um pouco mais esta ferramenta? Entre em contato conosco!  


 


Fontes:


https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/politica-agricola/credito-rural


https://politicaspublicas.almg.gov.br/temas/credito_rural_seguro_agricola/entenda/informacoes_gerais.html?tagNivel1=192&tagAtual=10070


http://www.seaf.mt.gov.br/pronaf


http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D9784.htm#art1


http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D1946.htm


https://www3.bcb.gov.br/mcr

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5