ManejeBem - Gisele

Programas de incentivo a adesão de seguro rural

Entre e conheça os programas do governo que auxiliam no valor da taxa do seguro rural.

 


O agronegócio é um setor muito importante para a economia do país. Por isso, o governo federal tem interesse em políticas públicas para ele.


Como o seguro rural tem grande importância para a manutenção da atividade agrícola, criou-se o  Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Neste programa, o Governo paga parte do valor do prêmio (taxa imposta ao segurado), auxiliando o agricultor com os custo referentes à aquisição do serviço.


As modalidades de seguro rural que estão amparadas pelo PSR são: Seguro Agrícola, Seguro de Florestas, Seguro Pecuário e Seguro Aquícola, que serão descritas abaixo:


Seguro Agrícola: é destinado à cobertura de perdas, que ocorrem desde o plantio até a colheita,  decorrentes de fenômenos climáticos tais como incêndio e raio, tromba d'água, ventos fortes, granizo, geada, chuvas excessivas, secas e variação excessiva de temperatura.


Seguro pecuário: garante o pagamento de indenização em caso de morte de animais que compõem os rebanhos. As principais causas de morte dos animais, amparadas pelo seguro são: doença de caráter não epidêmico, acidente, incêndio, raio e insolação. 


Seguro Florestal: destinado à indenização ao agricultor em caso perdas na atividade florestal, decorrentes de fenômenos climáticos e de incêndio.


Seguro Aquícola: garante indenização ao ao agricultor em caso de morte e/ou outros riscos aos animais aquáticos decorrentes de acidentes ou doença.


Para contratar o seguro rural, o produtor deve procurar uma seguradora habilitada pelo Ministério da Agricultura no PSR. Além disso, agricultores familiares podem contar com o Seguro da Agricultura Familiar (SEAF) que e é exclusivo para aqueles que realizam financiamentos de custeio agrícola no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).


Vale ressaltar que é de responsabilidade do agricultor respeitar ao zoneamento agrícola (que define, para cada região e época, as culturas recomendadas) e é exigido pela seguradora, pois ele é à base para diminuição dos riscos.



Fontes :


https://www.agrolink.com.br/colunistas/coluna/principais-modalidades-do-seguro-rural_413249.html


FORNAZIER, A.; SOUZA, P. M.; PONCIANO, N. J. A importância do seguro rural na redução de riscos da agropecuária. Revista de Estudos Sociais. n. 28, v. 14, p 39-52, 2012.


 Quem somos? 


A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da  inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.  


Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos: 


Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.


ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia. 


Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5