Produção de Mudas e Preparo de Substrato
Antes de produzir mudas, escolhe-se um local adequado para as mudas: geralmente protegido do sol direto (com tela de sombreamento) e perto de fonte de água para irrigação.
A produção de mudas pode ser feita de diversas formas:
- mudas em canteiros;
- mudas em bandejas;
- mudas em tubetes;
- mudas em copinhos de jornal.
Diferentes formas de mudas podem ser produzidas, como:
- Raiz nua – quando não leva terra e substrato junto das raízes– são as mudas produzidas em canteiros, com as raízes expostas no momento do plantio.
- Raiz protegida – quando leva terra e substrato junto das raízes – são as mudas produzidas em bandejas, tubetes e copos confeccionados de jornal.
a) Muda de canteiros- Raízes Nuas : mudas já aclimitadas/adaptadas, pois já está direto no canteiro. Desvantagem: pegamento da muda, pois não tem solo agregado na raiz.
b) Mudas em bandejas, tubetes e copos de jornal – Raiz Protegida: pegamento fácil pois possui terra nas raízes e estas não foram feridas, maior facilidade no plantio, transporte fácil de mudas, redução de replantio. A desvantagem é a aclimatação e manejo.
Para produzir mudas em canteiros:
a) Dimensiona-se o canteiro – levar em conta tamanho área disponível e adequada, quantidade de mudas, substrato disponível.
b) Formato do canteiro - um canteiro bem planejado e estrutura necessita de menos insumos (adubo, irrigação) e manejo (remoção de ervas daninhas, desbaste). Canteiros convencionais são quase que opostos a canteiros agroflorestais. Pode-se misturar e diversificar ténicas dependendo do local, materiais e ferramentas utilizadas. Precisa capturar e reter água, ou escoer água, etc.
c) Adubação – Composto de resíduos orgânicos, húmus de minhoca, torta de mamoma, farinha de osso, folhas secas, resíduos e matéria orgânica são insumos adequados para a adubação
d) Espaçamento de plantio – existem diversos espaçamento para diferentes tipos de plantio. Quando é uma única cultura, sugere-se 0,20 cm entre linhas x 0,5 cm entre plantas. - Em uma linha temos de 15 a 24 plantas, e em um metro de canteiros serão de 75 a 120 plantas. Contudo em policultivos e agroflorestas, estas medidas variam, podendo inclusive ser plantados como Muvuca (mistura de sementes) em covas ou linhas.
Não faça o desbaste (raleio) em uma única operação, pode estar eliminando plantas de boa qualidade.
Produção de mudas em bandejas.
Realizada em estufas ou locais apropriados. Bandejas de 128, 200 e 288 células, de isopor ou plástico.
a) Enchimento da bandeja com substrato: em torno de 4L de substrato por bandeja.
b) Plantio: faça um buraco com 1 cm de profundidade. Coloque 2 sementes dentro e cubra o buraco.
c) Irrigação: água suficiente, sem encharcar. Até 3 vezes por dia.
As mudas vão para o local definitivo após estarem com 5 ou mais folhas.
PREPARO DE SUBSTRATO
A preparação garante boa qualidade e desenvolvimento da cultura. Os materiais utilizados no substrato irão nutrir, suportar e possivelmente prevenir ataque de doenças e insetos. Pode-se preparar o substrato para a produção de mudas na propriedade com diferentes ingredientes e também de acordo com a categoria de hortaliças.
Recomendado para produção de mudas é utilizar materiais finos/peneirados, limpeza de sujeiras/partes grandes e grosseiras, material que possua certa retenção de umidade (mas que não encharque) e que não impeça o desenvolvimento das raízes. Para nutrir e suportar uma boa muda, sugere-se misturar 50% de fibra de coco com 50% de composto curado, por exemplo.
CLIQUE AQUI e acesse o conteúdo completo sobre Mudas e Substratos!
FICOU COM DÚVIDAS?
ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS AGRÔNOMOS