Fitocon- Gisele

Plantão

agronômico

gratuito

Clique aqui

Produção agroflorestal com o café - Viagem ao Perú - Primeiro Dia

Experiência agroecológica na região do San Ignácio - Perú

 


Estamos em viagem no Perú cidade de San Ignácio. Esta cidade é em maior parte produtora de café e em menor quantidade de cacau.


Aqui estamos vendo exemplos de agricultura  sustentável feita por agricultores familiares. Em nosso primeiro dia, visitamos propriedades agrícolas as quais fazem o cultivo do café em agrofloresta e, a maioria, com cultivo orgânico.



Conhecemos agricultores que possuem muita sabedoria sobre a natureza, agora vamos descrever um pouco sobre dois deles, o seu Juan e seu Manoel.


Seu Juan faz o cultivo do café de forma orgânica em agrofloresta, o cafezal está dividido em parcelas onde cada lote de café têm uma variedade diferente.


Junto ao cafezal ele cultiva cacaueiro,  bananeira, mamoeiro, mandioca, tomate, pinus e outras plantas que não são comuns no Brasil, tais como a árvore conhecida por Romerillo, capirona, frutífera conhecida por picuaio, tutuma entre outras



Sobre o romerillo  nos comentou que está se mostrando ser melhor que o pinus para o sistema de produção. Pois,  possui sistema radicular mais profundo e não compete por água e nutrientes com o cafeeiro. Na propriedade também havia um pequeno viveiro com mudas de café, um local para limpeza e seleção, estufas para secagem dos grãos, lojinha para compra de café e artesanatos.



Além disso, o agricultor faz compostagem e utiliza o composto para adubar seu cultivo. 



Nos relatou que utiliza um fungo, que aparece naturalmente nos cafés, como controle biológico da broca e que parou de utilizar calda bordalesa porque estava acabando com este fungo. 



Na propriedade de seu Manoel também vimos agrofloresta com cultivo principal de cafeeiro e feito de forma orgânica, as plantas que compõem o cultivo são parecidas com as da propriedade de seu Juan.



Seu Manuel tem em sua propriedade um banco de germoplasma com 15 variedades de cafés, cultiva e conhece várias espécies medicinais e um conhecimento muito grande sobre as plantas, "é praticamente um botânico". Nos proporcionou um momento especial em meio a um local onde faz a conservação de várias espécies de plantas, disse para sentirmos a força do local e deixarmos nossas energias negativas ali.



 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5