Por que devemos investir em tecnologia para a Agricultura Familiar?

Já pensou se o investimento em empresas em fase inicial que desenvolvem tecnologia para o agronegócio, as chamadas AgTechs, tivesse foco em desenvolver serviços e tecnologias para o pequeno produtor?

Nem só de grandes produtores vive o agro! Um levantamento realizado pelo portal Governo do Brasil mostra que a agricultura familiar tem um papel importante para a economia brasileira. Um mercado que é responsável por movimentar US$ 55,2 bilhões ao ano não pode ser esquecido. Além disso, a importância da agricultura familiar para alimentação no Brasil e no mundo é refletida por 70% da produção nacional de feijão, 34% do arroz, 87% da mandioca, 46% do milho, 38% do café e 21% do trigo.


A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) calcula que em 2050, o mundo terá 9,3 bilhões de habitantes. Para alimentar esse contingente, será necessário aumentar a produção de alimentos em 70%. Hoje apenas 15% da população vive no campo. A tendência é esse número diminuir ainda mais nos próximos anos. Por isso, é preciso investir serviços inovadores com foco no pequeno produtor para que as novas gerações percebam o seu futuro no agronegócio.


Fonte imagem: http://www.sebraemercados.com.br/agricultura-familiar-no-mercado-institucional-e-nos-programas-governamentais/


Crescer em qualidade e não apenas em quantidade. 


A demanda crescente do mercado consumidor também é por uma maior sustentabilidade na agricultura. É preciso crescer com respeito ao meio ambiente e aos recursos naturais. A tecnologia e a inovação são as aliadas para vencer este desafio. As possibilidades de diferenciação e segmentação de mercados que surgem a partir dessas novas demandas do consumidor tem possibilitado a inclusão de pequenos produtores familiares, excluídos do avanço tecnológico da agricultura convencional e produção de commodities agrícolas. 


Como acelerar ainda mais o crescimento da agricultura familiar


O serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural, além de levar informação e orientação técnica, representa incremento de renda e inclusão produtiva para a agricultura familiar ao viabilizar mais possibilidades de comercialização da produção. Contribui para a elevação da produção e produtividade dos agricultores familiares. Promove a melhoria da renda e da qualidade de vida no campo. Estima-se que a sua atuação eleva em até 362% o valor da produção por hectare (R$/ha) na agricultura familiar.


Fonte: http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_img_1684/3Baixa_Cartilha_Plano_Safra_2017.pdf 


Como uma empresa iniciante, sem recursos, com pouca experiência e desbravando um grande mercado que é o Agronegócio,nós da ManejeBem decidimos focar o desenvolvimento de soluções na escala da agricultura familiar. O  motivo é simples, hoje são mais de 84% dos estabelecimentos rurais e de acordo com o censo agropecuário que está sendo feito, a tendência é esse número crescer cada vez mais, principalmente com a procura por produtos agroecológicos. Pretendemos levar ao produtor rural uma série de serviços que há pouco tempo seriam impensáveis e assim contribuir para o desenvolvimento rural sustentável!


Referências:


https://www.agron.com.br/publicacoes/noticias/noticia/2010/04/26/009904/agricultura-familiar---nichos-de--mercado-.html 


http://www.startupsc.com.br/revolucao-das-agtechs/ 


http://www.sebraemercados.com.br/agricultura-familiar-no-mercado-institucional-e-nos-programas-governamentais/


http://www.brasil.gov.br/noticias/economia-e-financas/2018/06/agricultura-familiar-brasileira-e-a-8a-maior-produtora-de-alimentos-do-mundo


https://www.agron.com.br/publicacoes/noticias/noticia/2010/04/26/009904/agricultura-familiar---nichos-de--mercado-.html


https://www.istoedinheiro.com.br/8-bons-motivos-para-investir-em-startups-agtech-no-brasil-em-2018/


http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_img_1684/3Baixa_Cartilha_Plano_Safra_2017.pdf


 Quem somos? 


A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da  inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.  


Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos: 


Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.


ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia. 


Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5