Mosca-branca no cultivo de mandioca e formas de controlar ela.
A mosca-branca é um inseto que suga a seiva da planta, causando danos como o enrolamento de folhas novas, amarelecimento, queda da folha e as mandiocas podem ficar aguadas e amargas.
Este inseto ainda libera um excremento açucarado que atrai formigas e um fungo que cobre as folhas e elas ficam com a cor preta, esse fungo é conhecido como fumagina.
A mosca-branca é encontrada na parte mais alta das plantas e nas folhas ela fica escondida na parte de baixo dela, veja na foto a seguir :
A mosca-branca passa pode ser encontrada em formas diferentes, dependendo de sua fase de vida, veja a seguir ela quando está em sua fase de ninfa
Agora veja como ela é quando é adulta :
Para controlar esta praga do mandiocal pode ser feita uma mistura de detergente neutro e óleo vegetal a 1%, portanto em 10 litros de utiliza-se 100 ml de detergente mais 100 ml de óleo vegetal. Esta calda deve ser pulverizada sob as folhas das plantas.
Outros cuidados a serem tomados é utilizar mudas ou manivas sadias no plantio e utilizar variedades resistentes.
Há diversos inimigos naturais da mosca-branca, entre eles estão a larva da joaninha, percevejo predador, vespinha, larva de bicho lixeiro entre outros, então se eles estiverem na lavoura controlarão a mosca-branca de forma natural.
A seguir veja a foto da larva de joaninha
Abaixo veja a foto da larva do bicho lixeiro e sua forma adulta
Fontes :
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/138523/1/Cartilha-Mandioca-Romulo-ainfo.pdf
http://publicacoes.epagri.sc.gov.br/index.php/SP/article/view/437/329