Fitocon- Gisele

Plantão

agronômico

gratuito

Clique aqui

Moléstias que afetam o cultivo da bananeira - Dicas para agricultura familiar

Confira aqui as principais pragas e doenças dos bananais brasileiros e o manejo cultural para seu controle.

A banana é a fruta mais consumida no Brasil e possui grandes áreas de cultivo. Doenças e pragas causam elevados níveis de perdas no cultivo dela, deixando o agricultor preocupado.


Diante desta realidade, é importante que seja feita a correta identificação destas moléstias, dessa forma será possível adotar o manejo adequado para o bananal.


Veja a seguir as principais doenças e pragas que afetam a bananicultura brasileira, clique em cada uma para saber quais são os sintomas e manejo cultural


Doenças :


A Sigatoka-negra é a doença mais grave no cultivo da bananeira, é extremamente agressiva, podendo causar perdas de 100% na produção. Está presente no Brasil em todos estados da região Norte e sul, na região Centro-Oeste afeta os estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ,na região Sudeste os estados de São Paulo e Minas Gerais. Foi constatado que em regiões onde ocorre a sigatoka-negra, a sigatoka-amarela deixa de existir após de três anos, ela é menos agressiva, mas pode causar perdas de 50% na produção.
O mal-do-panamá ocorre em todas regiões de produção de banana e se utilizadas cultivares resistentes pode causar perdas de 20% da produção, caso contrário pode se perder toda a produção.
O Moko está presente em quase todos estados da região norte do Brasil, com exceção ao acre e na região nordeste afeta produções do estado de Alagoas e Sergipe. É possível manter essa doença em baixa infestação, basta a vigilância periódica na área. 
As viroses que causam danos nos cultivos do Brasil são o mosaico do pepino e as estrias da bananeira e entre os nematóides estão o nematoide cavernícola, nematoide-das-galhas e o nematóide espiralado.


Figura : doenças bananeira. A- Sigatoka negra; B- mal-do-panamá; C- Estrias da bananeira; D-sigatoka amarela


Pragas :


A broca-do-rizoma é a principal praga da cultura, causando danos em quase todas regiões produtoras do Brasil. Este inseto ocorre no rizoma, em mudas é muito comum e de difícil percepção e geralmente quando é percebida já se encontra em alto nível de infestação.
O tripes-da-erupção-do-fruto não deprecia a qualidade dos frutos, porém ele é bastante frequente nos bananais brasileiros. Já o tripes-da-ferrugem-dos-frutos causa depreciação do fruto devido a aparência, porém não danifica a polpa dele.
A traça-da-bananeira causa sérios danos em cultivos do estado de São Paulo. O ácaros-de-teia é prejudicial aos cultivos devido seu alto rápido período de desenvolvimento e potencial reprodutivo, ele causa depreciação do fruto.
As lagartas desfolhadoras (Caligo spp, Opsiphanes invirae e Antichloris eriphia  abrangem várias regiões produtoras de banana, porém são mantidas em equilíbrio por seus inimigos naturais.


Figura : pragas da bananeira A- Broca-da-bananeira; B- Tripes da ferrugem das frutas; C- Traça da banana; D- Lagarta desfolhadora

Fontes: 


https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/1047091/1/ART16013.pdf


https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/recursos/Livro_Banana_Cap_9ID-4Kd75wf1PU.pdf


http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://mais500p500r.sct.embrapa.br/view/pdfs/90000019-ebook-pdf.pdf


Fotos


https://www.agrolink.com.br/


Zilton José Maciel Cordeiro https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia40/AG01/arvore/AG01_40_41020068055.html


Quem somos? 


A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da  inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.  


Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos: 


Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.


ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia. 


Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5