Fitocon- Gisele

Métodos alternativos de controle de pragas, doenças e plantas invasoras que ajudam na redução do uso de agrotóxicos

Entre e veja exemplos de inimigos naturais de pragas agrícolas, de como controlar plantas invasoras e doenças.


No Brasil a utilização de agrotóxicos vem aumentando, tanto em volume, como em quantidade de ingrediente ativo/área.
Neste país são consumidos 20% de todos os agrotóxicos produzidos no mundo.

Felizmente  o desenvolvimento de sistemas que buscam obter vantagens das interações de ocorrência natural também estão aumentando, principalmente nas pequenas e médias propriedades agrícolas e na agricultura familiar.

Produtos relacionados ao controle biológico representam 3 a 5% das vendas dos pesticidas químicos.

Descrevemos abaixo alguns  métodos alternativos à utilização de agrotóxicos :


Controle biológico


Esse método consiste no  controle das pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser  microrganismos, como fungos, vírus e bactérias ou outros insetos benéficos, predadores, parasitóides. Nele o controle ocorre de forma equilibrada e sadia, devido esses inimigos naturais não deixarem resíduos nos alimentos e são inofensivos ao meio ambiente e à saúde da população.


Há empresas que produzem e comercializam alguns desses insetos que são inimigos  naturais de pragas agrícolas. 


Exemplos mais comuns de vermos são do controle biológico das joaninhas que são inimigas naturais de pulgões, elas comem eles.


Figura :Joaninha se alimentando de pulgão


Outro exemplo são microvespas que são parasitóides dos pulgões, sendo que essas microvespas, quando adultas, depositam seus ovos no pulgão, provocando a sua morte. O pulgão fica mumificado (seco), e quando encontrar ele assim, pode levá-lo e colocar em outra área que sofre com o ataque, pois as microvespas estão dentro deste pulgão mumificado e assim que saírem dele colocaram os ovos em outros pulgões.  Figura : Pulgão mumificado


Solarização e coletor solar 


A solarização é um método de desinfestação do solo para o controle de doenças do solo, plantas invasoras e pragas, que consiste na cobertura do solo com um plástico, em pré-plantio e em período do ano de maior radiação solar.

Entre aqui e veja como é feito


Como é um método que também mata os microrganismos benéficos do solo então sugerimos preparar microorganismos eficientes (E>M>) para reentrada desses.


Entre aqui e saiba como preparar o E.M.

Para o tratamento de substrato para produção de mudas, pode-se utilizar o coletor solar, que é uma caixa de madeira com uma cobertura de plástico transparente, que permite a entrada dos raios solares e dentro contém tubos metálicos de 15 cm de diâmetro (geralmente, tubos de irrigação de alumínio). O solo é colocado nos tubos pela abertura superior e, após o tratamento, retirado pela inferior. Os coletores devem ser instalados com exposição na face norte e um ângulo de inclinação semelhante à latitude local acrescida de 10 graus. Recomenda-se o tratamento por um ou dois dias de radiação plena.


Figura : Coletor solar


 


Defensivos agrícolas naturais 


São os produtos originários de partes de plantas ou compostos por elas, microrganismos, animais e minerais. Em nosso site temos várias receitas destes produtos naturais, é só fazer o cadastro gratuíto e acessar nossa biblioteca ou nos perguntar no mural.


Fontes:


http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/Ghini_solarizacaoID-VArAMJxNVp.pdf


https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1059897/defensivos-agricolas-naturais-uso-e-perspectivas


https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/16154268/controle-biologico-ciencia-a-servico-da-sustentabilidade


Fotos:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Joaninha


http://www.fundacaoms.org.br/base/www/fundacaoms.org.br/media/attachments/188/188/newarchive-188.pdf


https://pixabay.com


Eliana Lima, 2010. Disponível em <http://www.cnpma.embrapa.br/nova/mostra2.php3?id=714>


Quem somos? 


A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da  inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.  


Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos: 


Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.


ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia. 


Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5