#maranhão - Plantio e manejo cultural mandioca
Vai fazer o plantio de mandioca ? Então confira aqui dicas para melhorar sua produtividade
Para o plantio da mandioca (Manihot esculenta Crantz), que dependendo da região é também conhecida como macaxeira ou aipim, devemos escolher uma boa rama/ caule. Portanto, a planta escolhida deve ter de 10 a 14 meses de idade e ser livre de pragas e doenças. Se o “miolo” estiver branco é um indicativo que está livre de doença e se a rama estiver sem buracos não deve ter pragas.
As ramas cortadas dão origem as manivas, que devem ter aproximadamente 20 cm de comprimento, com cerca de 6 a 7 gemas (“olhos”). A medula, que é a parte mais interna e branca, deve ocupar a metade do tamanho do miolo. Corte de maniva mostrando o miolo e medula. A que está ao centro é a ideal para o plantio.
O corte da rama deve ser reto e com ferramenta bem afiada. Deve-se ter cuidado para não apertar as ramas em alguma superfície onde danifique as gemas. A liberação de látex, ao realizarmos um corte no material, é um indicativo de qualidade da maniva.
Corte da rama em maniva
Caso seja necessário, o armazenamento pode ser feito no máximo por dois meses. Para isso, a planta deve ser cortada de 10 a 15 cm do solo e as pontas e folhas devem ser eliminadas. Um tamanho ideal de rama para armazenamento é de 50 a 80 cm. Após cortadas, elas devem ser amarradas em feixes com até 100 unidades e apoiadas em pé debaixo de árvores com bastante sombra. Além disso, deve-se enterrar as ramas cerca de 10 cm no solo e em seguida cobri-las com palha seca . Quando o plantio ocorrer os brotos e as pequenas raízes que sugirem deverão ser retiradas, cortando-se 10 cm em cada extremidade.
Forma de armazenar as ramas
O plantio deverá ser realizado no início de épocas chuvosas, porém não deve ocorrer encharcamento do solo, sendo que o plantio em camalhões é indicado em locais onde há esta situação. A forma de plantio mais utilizada no Brasil é na horizontal, com as manivas todas alinhadas. Em cultivos solteiros, o espaçamento indicado entre linhas é de 1,0 m e entre plantas 0,5 m. Quando consorciado com feijão, por exemplo, o espaçamento entre linhas varia de 1 a 2 metros e entre plantas 0,5 a 1,0 m. Já no plantio em fileiras duplas, o espaçamento em geral é de 2,00 x 0,60 x 0,60 metros. As covas com 25 cm de largura x 5 a 10 cm de profundidade.
A cultura da mandioca (Manihot esculenta Crantz) tem como manejos culturais o manejo das plantas invasoras, amontoa, poda, adubação de cobertura e a consorciação, abaixo você encontra um vídeo e descrição destas técnicas :
O manejo de plantas invasoras deve ser realizado, principalmente, nos primeiros quatro a cinco meses do seu ciclo. Sendo que, a partir de 20 a 30 dias após a brotação das manivas, as plantas invasoras não deve ocorrer em um período aproximado de 100 dias. o controle pode ser químico, via capinas ou roçadas, ou até mesmo através do consórcio com leguminosas, respeitando a distância entre plantas. Capina das plantas invasoras
Se realizar capina ou arranquio, deve-se fazer a amontoa, que consiste em chegar terra para junto das plantas, com auxílio da enxada.
A adubação em cobertura deve ser realizada caso a análise química do solo indicar a necessidade do uso de adubos potássicos ou nitrogenados. Faça a aplicação entre 45 a 60 dias após a brotação das plantas e quando o solo apresentar umidade.
A poda é realizada quando necessita-se de material para novos plantios, no caso de alta infestação de pragas e doenças, como medida de proteção em áreas sujeitas a geadas e ao se utilizar as ramas na alimentação animal. Quando necessária, deve ser efetuada no início do período chuvoso, a uma altura de 15 a 20cm da superfície do solo e em plantas com 10 a 12 meses de idade. Mandiocais que sofreram poda devem aguardar de 4 a 6 meses para que sejam colhidos.
Fontes :
https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mandioca/mandioca_para/tratosculturais.htm
https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mandioca/mandioca_para/plantio.htm
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/101452/1/Comunicado-Tecnico-125-maniva-semente.pdf
EMBRAPA ,2012
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/101452/1/Comunicado-Tecnico-125-maniva-semente.pdf
Fonte fotos:
Valéria Saldanha Bezerra apud EMBRAPA, 2012
https://docplayer.com.br/65472047-Aspectos-socioeconomicos-melhoramento-genetico-sistemas-de-cultivo-manejo-de-pragas-e-doencas-e-agroindustria.html