Importância da agricultura familiar para as multinacionais da área de alimentos
Em busca de matéria-prima de qualidade a custo mais baixo e manter sua vantagem competitiva em um crescente mercado global de alimentos, é que empresas multinacionais de alimentos têm rocurado matérias-primas dos agricultores familiares.
Geralmente as compras de matérias-primas ocorrem via contrato e principalmente em países emergentes, como o Brasil.
Aos agricultores familiares essa negociação gera impacto social e melhora os meios de subsistência.
As empresas multinacionais, como Mondelez, Nestlé e Unilever, reconhecem o potencial econômico dos pequenos agricultores. Elas querem cada vez mais incluí-los em cadeias de suprimentos de alto valor agregado para fornecimento de alimentos, como cacau, café, legumes, frutas,nozes, especiarias e algodão.
Alguns motivos desta inclusão é devido a mudança de demandas alimentares dos consumidores, poucas terras de qualidade disponíveis e a capacidade que pequenos agricultores têm de produzir muito mais alimentos, pois geralmente mostram baixos rendimentos por hectare. Portanto, a agricultura familiar dos países em desenvolvimento deve ser estimulada para alcançar todo o seu potencial produtivo.
No Brasil há um conjunto de políticas públicas de apoio à comercialização da agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Apesar disso nem todos agricultores familiares têm mercado para seus produtos, portanto a venda para multinacionais de alimento pode ser uma opção a mais.
Referências :
https://pesquisa-eaesp.fgv.br/publicacoes/gvp/aprendendo-com-parcerias-entre-pequenos-agricultores-e-grandes-multinacionais
https://www.ifama.org/resources/Documents/v19i1/520150029.pdf
Quem somos?
A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.
Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos:
Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.
ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia.
Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.