Gestão Financeira da Propriedade Rural

A Gestão de Custos é feita através de planejamento e controlando o orçamento de um projeto ou empresa.  A maioria dos empreendimentos falha devido a seus projetos ultrapassarem o orçamento inicial, o que impacta nos seus limites determinados, mas também impede de iniciar futuros projetos. A gestão de custos inclui atividades de planejamento, estimação, orçamentar, quantificar, financiar, etc. E é incorporado durante todo o cronograma do projeto, do início ao fim. Entendendo a gestão de custos e quão eficaz essa ferramenta é benéfico para que a organização e o projeto prossigam de forma adequada.  Quais são as necessidades para se obter sucesso e alcançar as expectativas do seu projeto?

 


Nenhum negócio, seja de pequena escala, microempresa, larga escala ou negócio online consegue funcionar sem a gestão adequada de tempo, recursos humanos, tecnologia atual, idéias novas e a cooperação entre todos estes itens.


A gestão em si é parecida com uma receita de bolo, nossos pais fazem, nossos avós faziam, as vezes até de forma mais simples, mas faziam. Existem os ingredientes e suas quantidades, os preços dos ingredientes, modo de preparo e tempo para assar. Para descobrir o preço do bolo, considera-se todas as variáveis.


Planejamento


É uma arte com foco futurístico e orientada por objetivos e baseada na observação diária. A partir do dia a dia no campo ou no meio em que a gestão é feita, observa-se o que, como, quanto e onde ocorrem processos e atividades. Como diz o ditado: "É o olho do produtor que engorda o gado." E não é diferente em outros setores.


Além da observação, anota-se as informações: o que vai onde, como faz o que, quando e onde. Desta forma, sabe-se tudo o que acontece e como acontece. Estas anotações valem ouro em qualquer negócio que queira dar certo, pois é apartir delas que pode se desenvolver um planejamento.


É essencial possuir um plano para alcançar um objetivo, e é melhor ainda ter 2 ou 3 bons planos (Plano A, B, C), caso um dos planos seja incapaz ou algo ocorra que mude o curso de ações, haverá um plano alternativo pronto, produzindo ótimos resultados.


Um planejamento eficaz é feito com uma estratégia que considere ambos resultados positivos e negativos de um plano de negócios em potencial. A melhor forma é se preparar para a falha ao invés do sucesso, tendo em vista a falta de dados ou inexperiência na área.


Gestão de Custos


É o processo de estimar, orçamentar e controlar os custos dentro do cronograma, ou seja, o tempo de duração planejado para o projeto. E tem como objetivo manter os gastos dentro do limite aprovado.


Vantagens:



  • Cumpre o objetivo requisitado;

  • A execução torna-se de alta qualidade;

  • Conclusão do projeto dentro do cronograma;

  • Conclusão dentro do orçamento.


Isto torna a gestão de custos um dos pilares fundamentais da gestão de projeto, independente da área ou setor, seja na aquisição de insumos, manutenção, vendas, tecnologia, construção, etc. 


Auxilia também criando uma base financeira que o gestor do projeto pode comparar com o estado atual do custo do projeto e reorientar o direcionamento se necessário.


Importância da Gestão


Gestão de custos é fácil de entender, por exemplo, ao realizar qualquer atividade na propriedade, a primeira coisa a se fazer é definir um orçamento, um valor máximo a ser utilizado. Quando você entender o quanto será utilizado no projeto, o próximo passo é dividir o valor total em gastos das tarefas e itens do projeto.


O orçamento determinará decisões críticas como: qual variedade ou semente utilizar; o maquinário que será alugado; quantos trabalhadores serão contratados; qual tecnologia utilizar ou alguém que ajude a fazer as tarefas; a qualidade dos materiais utilizados; etc.


Sem um orçamento definido é difícil de responder estas questões e torna-se impossível de verificar se o projeto está progredindo na direção correta.


Em grandes projetos, os problemas são maiores devido a realização de múltiplos projetos, mudanças de objetivos, e a adição de custos inesperados. 


Implementando uma gestão de custos eficiente, pode-se:



  • Definir objetivos claros, que atendam as expectativas;

  • Controle do fluxo de trabalho e andamento do projeto;

  • Entender com clareza a situação atual, devido a transparência das tarefas, itens, trabalho e custos;

  • Evitar gastos no projeto, aumentar o retorno de investimento e concluir o projeto dentro do cronograma;

  • Gerar dados para comparar projetos futuros e compreender custos de longo prazo.


Inicio da Gestão de Custos


A gestão de custos é um processo contínuo e que pode ser dividido em 4 passos: planejamento de recursos, estimação de valores, orçamento de custos, e controle de custos. 


Pode ocorrer mudanças com os recursos e materiais durante a execução do projeto, forçando o reajuste do orçamento. Ou, variações observadas durante o processo de controle podem acarretar na revisão da estimativa.


Planejamento de Recursos


Processo de identificação dos recursos necessários para a execução e conclusão do projeto. Exemplos de recursos são pessoas (empregados e contratantes) e equipamentos (como infraestrutura e maquinário).


O planejamento é feito no início do projeto, antes de qualquer trabalho ser feito.


É necessário uma estrutura de divisão de trabalho para entender qual é cada atividade do projeto, quantas pessoas e com qual tipo de habilidade são necessárias para finalizar a atividade, qual tipo de equipamento e material serão utilizados.


Adotando a metodologia de conclusão de tarefas, é possível fazer um inventário completo e adequado de todos os recursos, que será utilizado na estimativa dos custos.


Durante o processo:


1) Considere dados históricos - se tarefas e atividades anteriores já foram cumpridas antes de determinar novas tarefas.


2) Receba feedback e opiniões da equipe - a cooperação e colaboração são essenciais em projetos sem dados anteriores para usar.


3) Verifique a necessidade e utilização dos recursos - um recursos pode estar disponível somente em certos períodos, atrasando o cronograma do projeto e pode impactar na estimativa de custos.


4) Acontecimentos inesperados - como conhecimento técnico para utilizar algum recursos, surgindo a necessidade de contratar ou treinar a equipe para acelerar e executar o processo, influenciando na gestão de custos.


Estimativa de Custos


É o processo de quantificação dos custos associado com todos os recursos requisitados para a execução do projeto. Necessita-se de:



  • Identificação e necessidade de cada recurso, ou seja, o resultado da etapa de identificação

  • Preço de cada recurso (valor por hora do empregado, quantidade de material para alguma tarefa, etc.)

  • Duração necessária de cada recurso

  • Lista de suposições e previsões do projeto

  • Riscos potenciais (basicamente a técnica de matriz FOFA: fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças)

  • Custos do projeto anterior para comparação, se possível

  • Informações sobre a situação financeira da empresa e estruturas de relatórios


A estimava depende da exatidão nas informações. É necessário considerar fatores como custos variáveis e fixos, despesas gerais, inflação, e o valor de compra do dinheiro durante o projeto.


Se a estimativa for muito diferente dos custos atuais, é improvável que o projeto seja bem sucedido.


Possuindo dados históricos de projetos passados, pode-se fazer uma estimativa baseada nestes dados, que servem como referência e experiência para futuros projetos.


Também pode-se estimar e calcular cada tarefa e fazer a soma de todas as tarefas. Geralmente é feita quando não se têm dados ou muita experiência anterior.


A estimativa é feita durante o planejamento, momento onde a equipe pode sugerir diversas soluções, e a estimativa auxilia na decisão de escolha. 


Pode-se decidir por custos das tarefas, custos dos empregados, custos do cronograma (período total do projeto). O tipo de estimativa utilizada dependerá do tipo de projeto. 


A estimativa ajuda a equipe a definir e reduzir custos.


Para se realizar estas atividades, a observação e anotação no caderno de campo são essenciais. É nesse momento que a ManejeBem pode auxiliar. Com a coleta de dados, armazenamento e análise dessas informações para tornar a tomada de decisão rápida e de forma consciente.


Quando se fala em agricultura, logo se pensa nos grandes produtores. Aqueles que exportam e que tem disponível toda e qualquer solução agro. Mas, a verdade é que a grande maioria são de pequeno porte  e se organizam em unidades familiares. Acreditem, são eles que alimentam o mundo! Mas, mesmo com toda a sua importância na cadeia de abastecimento de alimentos, os agricultores sofrem a falta de tecnologia no campo. 


Pensando na melhoria da produção destes agricultores, a ManejeBem desenvolveu uma tecnologia, em forma de aplicativo, que visa facilitar a assistência técnica no campo.


A solução, ofertada para cooperativas, agroindústrias e empresas de assistência técnica agrícola visa à melhoria do trabalho de agrônomos e o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais. 


Além de tornar as operações no campo ainda mais eficiente, mais sustentável e muito mais precisa, o agrônomo terá nas mãos informações valiosas para otimizar todas as etapas produtivas da propriedade. Com a tecnologia, fica muito mais fácil de identificar oportunidades e melhorias no campo. Quais os problemas? Quais as soluções? Que tipo de sistema de irrigação utilizar? Como efetuar a adubação? Como melhorar a gestão da propriedade? O agricultor está pronto para acessar créditos rurais? 


Com a ferramenta, que ajuda a responder estas perguntas, fica muito mais fácil de manter o agricultor produtivo e qualificado para os mercados existentes. Aumentando seus lucros! 


Como fazemos isso? Através do ManejeChat. Tecnologia que possui um chat direto com o agricultor e um sistema para registro e armazenamento dos atendimentos. Com esta ferramenta, conseguimos aumentar em 300% a capacidade do trabalho de técnicos no campo e elevamos o número de agricultores conectados com uma assistência agrícola diária e de qualidade.  


Quer conhecer um pouco mais esta ferramenta? Entre em contato conosco!  


 


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5