Extensão Rural

A Extensão é uma função que pode ser aplicada em várias áreas da sociedade. Opera nos setores industriais, de saúde e educacionais, assim como no setor agrícola e desenvolvimento rural. Originalmente surgiu como "extensão universitária", o termo é aplicável em várias áreas de desenvolvimento. Na área agrícola, utiliza um amplo sistema de conhecimento que inclui pesquisa e educação agrícola. Quer entender mais sobre Extensão Rural? Clica aqui!

 


Os pilares desse sistema são: a pesquisa, a extensão e a educação agrícola superior, formando o triângulo do conhecimento agrícola. Também envolve investimentos complementares que devem ser planejados e organizados no sistema, ao invés de serem feitos de forma independemente e separada. Aliar o intuito do triângulo com a clientela, isto é, os agricultores, também requer planejamento sistemático.


A extensão têm potencial de mudar e desenvolver programas orientados em resolver amplos problemas da sociedade, que aumentam conforme a comunidade cresce. A promoção de parcerias através de financiamentos entre instituições governamentais e privadas, utilizando o sistema de triângulo é promissora.


O Que É


É um sistema de informações para o desenvolvimento rural vinculam pessoas e instituições para promover o aprendizado e parar criar, compartilhar e utilizar tecnologia, conhecimento e informação relacionadas a agricultura.


O sistema integra agricultores (tanto da agricultura patronal quanto da agricultura familiar), educadores, pesquisadores e extensionistas, permitindo-os criar e disseminar informação e conhecimento de várias fontes para melhorar a agricultura e meio de vida.


Atualizando o Sistema


No mundo atual de constantes mudanças, uma proposta é replanejar o sistema para países em desenvolvimento, como educação para o desenvolvimento rural e segurança alimentar.


Outros temas atuais são: educação comercial em "agro saúde" (saúde e nutrição de plantas e animais), agroprocessamento agregador de valor, e agrocompetitividade de mercado. Tópicos e necessidades urgentes para criar vantagens competitivas em mercados globais e de oportunidades de nicho.


O princípio da extensão rural é receber informações relevantes do sistema de pesquisa e educação e alimentar o sistema com observações e respostas do campo. 


Como Funciona o Sistema


Existem diversos vínculos profissionais entre a extensão rural e vocação agrícola e a educação superior, necessitando e produzindo agentes para trabalhar com extensionismo. A relação entre pesquisa e extensão é ainda mais próxima, pois necessita de um sistema adaptável e dedicado de transferência de informações para que a pesquisa gere desenvolvimento.


Numa abordagem ampla, o propósito da extensão rural vai além do aumenta da produtividade e renda. Possui um leque de atividades, como crédito, insumos, marketing e mercados.


Falando mais amplamente ainda, a extensão rural fornece educação informal para adultos, e para múltiplas audiências: agricultores, esposas, jovens, comunidade, horticultores urbanóides (continuando a educação agrícola e desenvolvimento de comunidades) para diversos propósitos: desenvolvimento agrícola, desenvolvimento de recursos comunitários, promoção de grupos e desenvolvimento organizacional de cooperativas. Em alguns países existem sistemas governamentais de extensionismo e desenvolvimento de cooperativas.



Expandindo o Conceito


Quando a extensão rural é combinada com objetivos, a função e desempenho do sistema alcance objetivos mais amplos. Por exemplo, pode incluir atividades como desenvolvimento de microempreendimentos.


Desenvolvimento de microempreendedorismo fora da propriedade: muitas oportunidades estão fora da propriedade e sabe-se que muitos familiares trabalham fora da propriedade, tornando o setor rural dependente não somente do setor agrícola.


Extensão técnica: desenvolvimento de qualquer setor agrícola, de vários unidades de serviço ou técnicas. Armazenamento, processamento, gestão, marketing, etc.


Extensão de marketing: tratamento de pós-colheita, produtos frágeis, etc. Preço de commodities, conhecimento na venda de produtos, qualidade de produtos, insumos, competição de mercado.


Associação entre Agricultores: organização entre agricultores e processadores (beneficiadores) atingindo interesses mútuos.


Outros propósitos: como clientes urbanos e suburbanos.


“Extensão Rural é um processo cooperativo, baseado em princípios educacionais, que tem por finalidade levar, diretamente, aos adultos e jovens do meio rural, ensinamentos sobre a agricultura, pecuária e economia doméstica, visando modificar hábitos e atitudes da família, nos aspectos técnico, econômico e social, possibilitando-lhe maior produção e melhorar a produtividade , elevando-lhe a renda e melhorando seu nível de vida” (definição da ABCAR).


A ManejeBem participa fazendo a ponte entre o agricultor e o extensionismo rural. Através de atendimentos, da tecnologia desenvolvida e, principalmente da conversa e coleta de dados com o agricultor. Processando e compreendendo as informações, demonstrando para o agricultor e juntos construindo conhecimento e desenvolvendo a propriedade.


Quando se fala em agricultura, logo se pensa nos grandes produtores. Aqueles que exportam e que tem disponível toda e qualquer solução agro. Mas, a verdade é que a grande maioria são de pequeno porte  e se organizam em unidades familiares. Acreditem, são eles que alimentam o mundo! Mas, mesmo com toda a sua importância na cadeia de abastecimento de alimentos, os agricultores sofrem a falta de tecnologia no campo. 


Pensando na melhoria da produção destes agricultores, a ManejeBem desenvolveu uma tecnologia, em forma de aplicativo, que visa facilitar a assistência técnica no campo.


A solução, ofertada para cooperativas, agroindústrias e empresas de assistência técnica agrícola visa à melhoria do trabalho de agrônomos e o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais. 


Além de tornar as operações no campo ainda mais eficiente, mais sustentável e muito mais precisa, o agrônomo terá nas mãos informações valiosas para otimizar todas as etapas produtivas da propriedade. Com a tecnologia, fica muito mais fácil de identificar oportunidades e melhorias no campo. Quais os problemas? Quais as soluções? Que tipo de sistema de irrigação utilizar? Como efetuar a adubação? Como melhorar a gestão da propriedade? O agricultor está pronto para acessar créditos rurais? 


Com a ferramenta, que ajuda a responder estas perguntas, fica muito mais fácil de manter o agricultor produtivo e qualificado para os mercados existentes. Aumentando seus lucros! 


Como fazemos isso? Através do ManejeChat. Tecnologia que possui um chat direto com o agricultor e um sistema para registro e armazenamento dos atendimentos. Com esta ferramenta, conseguimos aumentar em 300% a capacidade do trabalho de técnicos no campo e elevamos o número de agricultores conectados com uma assistência agrícola diária e de qualidade.  


Quer conhecer um pouco mais esta ferramenta? Entre em contato conosco!  


 


Fontes:


http://www.asbraer.org.br/institucional


https://www.embrapa.br/ater


https://www.gov.br/pt-br/servicos-estaduais/solicitar-assistencia-tecnica-e-extensao-rural-ou-pesqueira-online


https://www.gov.br/pt-br/servicos/credenciar-se-como-entidade-prestadora-de-ater-credenciamento-siater


https://www.scotconsultoria.com.br/noticias/artigos/21318/%20425%20+%2082


http://www.fao.org/3/y2709e/y2709e05.htm

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5