Especial Manejo do Carvão na Cana-de-açúcar

ESPECIAL CARVÃO NA CANA-DE-AÇÚCAR. Quer saber sobre os danos e formas de controle do Carvão na cana-de-açúcar? Leia este artigo especial no site ManejeBem. Acesse o artigo e conecte-se à Agricultura Sustentável!

 


O Carvão da cana-de-açúcar, causado pelo fungo Ustilago scitaminea é uma doença muito agressiva em variedades suscetíveis e hoje está presente em todas as áreas produtoras no Brasil.


Essa doença causa diversos danos ao canavial e as perdas podem chegar a 100%. Algumas regiões produtoras podem permanecer por muitos anos sem relatos de ocorrência de carvão, no entanto, quando a doença aparece, pode devastar rapidamente áreas com variedades suscetíveis. 


Os danos causados pelo fungo incidem tanto na redução da produção como na perda de qualidade do caldo. O carvão é uma das doenças que atingem a cana-de-açúcar de mais fácil identificação. Uma touceira de cana que é afetada pelo carvão, fica com aspecto parecido de uma touceira de capim com colmos curtos e finos. A principal manifestação da doença é um apêndice de cor preta que cresce por meio de modificações que ocorrem na gema apical, o chicote (veja em https://www.manejebem.com.br/doenca/doenca-da-cana-de-acucar-carvao)


A fase de maior aparecimento do chicote é em plantas com idade entre dois e quatro meses, sendo a fase crítica quando a planta está com seis a sete meses. Observe sua plantação! Antes de apresentar o chicote, as plantas infectadas poderão apresentar folhas estreitas e curtas, colmos menos espessos e touceiras sem superbrotamento.


A disseminação desta doença ocorre principalmente pelo vento, água de chuva, irrigação e implementos. As condições ambientais são determinantes no surgimento de epidemias de carvão. Porém, plantas sob condições de estresse, mesmo que sejam variedades resistentes ao fungo podem apresentar sintomas da doença. Então, para evitar o aparecimento desta é essencial a utilização variedades que apresentem resistência à doença, utilizar mudas sadias e\ou fazer tratamento térmico das mudas (52 ºC por 30 minutos ou 50 ºC por 2 horas). Após o aparecimento do carvão, recomenda-se a erradicação de plantas e colmos doentes. Mantenha as plantas saudáveis, com condições adequadas de água e nutrientes para garantir o sucesso na sua plantação!


Referências


https://www.agrolink.com.br/culturas/problema/carvao_1729.html


http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_79_22122006154841.html


Ainda tem dúvidas sobre esse ou outro assunto? Entre no fórum da nossa Comunidade ManejeBem  e pergunte! Somos uma comunidade de agricultores e técnicos engajados para o crescimento do cultivo sustentável. Cadastre-se e conecte-se à Agricultura Sustentável!



 


Quem somos? 


A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da  inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.  


Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos: 


Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.


ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia. 


Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5