ManejeBem - Gisele

Controle químico de plantas daninhas no cultivo de mandioca

Entre e veja quais princípios ativos de herbicidas são permitidos no Brasil, qual o momento da aplicação, para qual tipo de planta é indicado entre outras informações


A ManejeBem acredita na aplicação de formas alternativas de manejo de doenças, pragas e daninhas. Porém, também foca na conscientização daqueles que fazem uso dos métodos químicos. Dentre as medidas de coscientização, estão a utilização de produtos e ingredientes ativos registrados para a cultura/praga/daninha e o uso de equipamentos de segurança individual. 


O método químico de controle das plantas daninhas caracteriza-se por permitir a intervenção em grandes áreas com pouca dependência de mão de obra e rapidez na aplicação, mas só pode ser utilizado por agricultores convencionais. Além disso, deve ser utilizado em casos extremos, de forma assistida e em conjunto com a utilização de outros métodos, principalmente os culturais. 


A medida de controle químico é considerada de curta duração, havendo necessidade de novas intervenções a cada nova infestação. Para controle mais duradouro o agricultor pode utilizar-se de outros métodos ou associá-los com o uso de herbicidas.


Assim o controle das plantas daninhas será uma prática  mais econômica e menos danosa ao ambiente do que o uso exclusivo de herbicidas.


Clique aqui para saber sobre os outros métodos.


Os princípios ativos dos produtos comerciais que são permitidos estão na tabela a seguir:


Tabela: Princípios ativos de herbicidas registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para uso na cultura da mandioca no Brasil.



Entre esses princípios ativos recomendados para a cultura da mandioca, o cletodim  é indicado para o controle de gramíneas anuais e perenes. O clomazone e o isoxaflutol são indicados para espécies de gramíneas anuais ou perenes e de folhas largas. A ametrina e metribuzin são indicados para controle de folha larga.


Portanto em pré-emergência (antes da germinação das plantas daninhas e da brotação da cultura) como em pós-emergência o sucesso da aplicação depende do conhecimento das espécies de plantas daninhas presentes, seu estádio de desenvolvimento, princípio ativo ou a mistura deles mais indicada, condições ambientais (não pode ter muito vento entre outras), condições do equipamento e da sua calibração/regulagem.


Para decidir qual herbicida utilizar, é necessário consultar um profissional da área. 


E para aplicação devem ser utilizados os EPI’s (Equipamentos individuais de proteção), que é composto por macacão com mangas compridas, chapéu de aba larga, óculos ou viseira facial, luvas de borracha, bota e avental impermeável e máscara cobrindo nariz e boca. 


Fontes : 


http://agrofit.agricultura.gov.br/agrofit_cons/principal_agrofit_cons


https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mandioca/mandioca_tabcosteiros/plantasdaninhas.htm


Neubert, E.O. Controle de plantas espontâneas em lavouras de mandioca. Disponível em <http://publicacoes.epagri.sc.gov.br/index.php/SP/article/view/437/329>


http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582012000400025#t2


https://www.flickr.com/


Quem somos? 


A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da  inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.  


Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos: 


Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.


ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia. 


Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5