Controle da cigarrinha das pastagens através da aplicação do fungo Metarhizium anisopliae
No Brasil, o termo “cigarrinhas” tem sido usado para se referir a uma diversidade de insetos pertencentes a diferentes famílias, dentro da subordem das Auchenorrhyncha. Os danos causados por estas pragas são inerentes ao seu hábito alimentar. Pois, neste processo, as cigarrinhas inserem seus estiletes no interior da planta, succionam a seiva e injetam secreções salivares no tecido vegetal.
As cigarrinhas podem diminuir drasticamente a disponibilidade e a qualidade de gramíneas forrageiras, reduzindo sua capacidade de suporte das pastagens. Devido a sua grande capacidade destrutiva e larga distribuição no Brasil e demais países das Américas, pode ser considerada uma praga de importância econômica.
O controle biológico é uma das formas de combater a praga e de manter o inseto em baixos níveis populacionais. Uma das práticas biológicas que pode ser utilizada é a aplicação do fungo Metarhizium anisopliae. Este microrganismo funciona como um bioinseticida, penetrando, colonizando, extraindo nutrientes e provocando a morte do inseto. Porém, apesar de muito eficiente, a ação do bioinseticida é lenta e ocorre num período superior a 48 horas.
Além disso, para que o inseticida biológico tenha o efeito máximo e esperado, é preciso que sejam consideradas as condições climáticas ideais para o desenvolvimento do fungo. Quando o produtor optar pela utilização do microrganismo, recomenda-se que as orientações do fabricante sejam seguidas à risca.
Se você é produtor orgânico, veja alguns exemplos de produtos a base de Metarhizium que são permitidos para uso na agricultura orgânica:
http://manejebem.com.br/publicacao/manejos/defensivo-registrado-para-organicos-metarhizium-jco
http://manejebem.com.br/publicacao/manejos/defensivo-registrado-para-organicos-metapremium
http://manejebem.com.br/publicacao/manejos/defensivo-registrado-para-organicos-meta-turbo
http://manejebem.com.br/publicacao/manejos/insumo-permitido-metarril-koppert-do-brasil
Para saber mais, cadastre-se no site e faça a sua busca:
https://www.manejebem.com.br/permitidos-para-agricultura-organica
Ainda tem dúvidas sobre esse ou outro assunto? Entre no fórum da nossa Comunidade ManejeBem e pergunte! Somos uma comunidade de agricultores e técnicos engajados para o crescimento do cultivo sustentável. Cadastre-se e conecte-se à Agricultura Sustentável!
Referências
https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/1649/controle-de-cigarrinha-das-pastagens
https://www.milkpoint.com.br/radar-tecnico/pastagens/controle-biologico-das-cigarrinhas-das-pastagens-84021n.aspx
Quem somos?
A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.
Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos:
Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.
ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia.
Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.