Fitocon- Gisele

Como fazer um galinheiro móvel, suas vantagens e seu manejo

Entre e aprenda como fazer um galinheiro móvel que é indicado para agricultores familiares

 


A criação de aves de corte ou postura pode ser uma boa alternativa econômica para o agricultor familiar.  Uma alternativa para baratear os custos com instalações é construir um galinheiro móvel/ trator de galinhas. Os materiais utilizados para construí-lo podem ser provenientes de reaproveitamento de sobras de materiais de construção (tubos, lonas, madeiras, forros de PVC), bambu, entre outros disponíveis na propriedade.


Veja na imagem a seguir um galinheiro móvel



Vantagens do galinheiro móvel 


• As aves ficam protegidas dos predadores; 
• Baixo custo das instalações por permitir o uso de material alternativo e reciclado;
• Facilidade de deslocamento do aviário devido ao tamanho, peso e por possuir rodas; 
• Com o deslocamento diário ocorre a descontaminação natural pela radiação solar do local utilizado, facilidade no manejo sanitário;
• O deslocamento diário evita a degradação das pastagens por permitir sua recuperação;
• Melhor aproveitamento da área e das pastagens disponíveis.

Se está interessado em construir um galinheiro móvel a seguir vamos lhe mostrar como fazer :


Há vários modelos, vamos apresentar aqui o de formato de iglu, com dimensões de 2,0 m de largura, 4,0 m de comprimento e 2,0 m de altura, com área útil total de 8m², estas medidas podem ser ajustadas de acordo com suas necessidades,
Com essas medidas é possível criar 40 galinhas de postura (5 galinhas/m²) ou 64 frangos de corte (8 frangos/m²). 
Para o deslocamento do galinheiro móvel é necessário ter uma área de pasto com 200 metros quadrados.

Veja no vídeo abaixo como fazer o galinheiro



Veja na tabela abaixo quais são os materiais necessários para construção do galinheiro móvel (4x2x2 metros)


Para melhor auxílio sobre o projeto de construção do ninho, estrutura de madeira e armação veja as imagens abaixo:
Observação : o ninho é necessário somente no galinheiro de aves poedeiras.





Manejo do aviário móvel


Durante todo ciclo produtivo as aves devem permanecer dia e noite no interior do galinheiro.  O galinheiro deve permanecer por um dia em cada parte do pasto e as gramíneas indicadas são as de porte baixo e tenras, como Tifton, Grama Estrela Africana, Coast-cross, papuã, batatais etc. O bebedouro e comedouro devem ser lavados e reabastecidos diariamente com água de qualidade e ração balanceada. Os ovos deverão ser recolhidos diariamente, de 3 a 4 vezes ao dia.
As cortinas das laterais deverão permanecer estendidas à noite e em dias de vento ou chuvas fortes. Para a criação de galinhas de postura, recomenda-se a utilização de um galo para cada 10 galinhas. Para manter a sanidade das aves, seguir o calendário de vacinação recomendado para sua região.

Referência :


SILVA, A.M.; SALES, E.F.; SALES, M.N.G. Como construir um galinheiro móvel. Incaper 2012. Disponível em < https://wp.ufpel.edu.br/consagro/files/2012/01/SILVA-Alessandra-Maria-da-Como-construir-um-galinheiro-m%C3%B3vel.pdf>;


Quem somos? 


A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da  inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.  


Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos:


Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.


ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia. 


Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5