Como e quando realizar a poda da mangueira?
Qual a época ideal? Quais os processos?
Existem alguns tipos de poda, dentre elas está a poda de formação e a poda de produção.
A poda de formação ocorre em várias etapas até que a mangueira esteja com toda sua estrutura arquitetônica definida. A primeira fase da poda de formação é o desponte da muda. Este procedimento deve deixar a muda com uma altura de 60 a 80 cm. O local deve ser abaixo do nó, quando o tecido se encontrar lignificado (maduro).
Logo após a esta operação, ocorrerá uma intensa brotação, a qual deverá ser retirada. Você deverá deixar apenas três brotos, os quais deverão ficar em alturas diferentes. Procure deixar os brotos a uma distância igual entre eles.
Esses brotos formarão os futuros ramos da mangueira, os quais podem ser chamados de pernadas. As pernadas também terão uma brotação intensa. Mais um vez, em cada uma das pernadas, deverão ser deixados apenas 3 brotos.
Esses brotos, darão origem à novos ramos, que podem ser chamados de braços. Por sua vez, esses braços também brotarão e formarão vários ramos, que deverão ser escolhidos, deixando-se apenas três ramos em cada braço.
Sempre escolha os brotos que estão voltados para fora da planta. Os que estão voltados para dentro, deverão ser podados. Esse período de formação da muda demora em torno de 3 anos. Sempre que efetuar a poda, aplique sobre o ferimento uma pasta bordalesa. Este procedimento é muito importante, pois evitará a entrada de microsganismos patogênicos.
Com relação à poda de produção, estão incluídas as atividades de limpeza (remoção dos ramos secos e doentes da plantA), levantamento de copa (consiste na eliminação dos ramos que estiverem até 0,70 m de altura), abertura central, equilíbrio, correção da arquitetura, além da poda lateral e de topo.
Para mais informações sobre a pode acesse aqui
Quem somos?
A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.
Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos:
Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.
ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia.
Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.