ManejeBem - Gisele

Cercosporioses da mandioca/macaxeira : Seus sintomas e forma de controle

Confira aqui informações sobre essa doença e saiba algumas medidas de controle dela, entre elas está a receita de calda de urtiga !


A cercosporiose (Passalora henningsii e P. vicosae) é uma doença causada por fungos e que na mandioca/macaxeira causam manchas foliares. Estas lesões podem variar, com formatos angulares a arredondadas, com coloração cinza à marrom. Com a progressão da doença, as folhas tornam-se amarelas, secam e caem. Esses sintomas geralmente ocorrem nas folhas mais velhas da planta e no final do ciclo da cultura.


Veja abaixo fotos destas manchas foliares causadas por esta doença:



Essa doença é favorecida em regiões chuvosas, com temperaturas médias a altas e com bastante vento. As perdas relacionadas à doença são de 10 a 30% na produção de raízes e redução no teor de amido.
Porém medidas de controle podem ser tomadas para evitar ela.
Veja a seguir algumas :

Uso de cultivares resistentes: Para cercosporiose são recomendadas as cultivares BRS Tapioqueira, BRS Caipira e BRS Moura para centro-oeste e partes de transição com nordeste.


Uso de manivas-semente sadias: Para evitar esta doença em futuros plantios é importante a seleção de hastes de plantas sadias. 


Controle químico: O controle químico desta doenças da mandioca pode ser realizado nas manivas-sementes. Para isso pode-se utilizar a calda de urtiga para aplicação.


Veja a receita :


Ingredientes : 200 gramas de urtiga fresca e 20 litros de água.
Observação : Ao colher a urtiga proteger as mãos com luvas, porque a planta provoca irritação na pele.


Modo de preparo : Coloque a urtiga para secar à sombra durante 7 dias. Posteriormente, coloque o material vegetal seco de molho na água por 8 horas. Agite a mistura duas vezes ao dia e após passar esse tempo de molho, filtre ela. Aplique sobre as manivas-sementes após a colheita e não esqueça de utilizar equipamento de proteção. 


Rotação de culturas : A rotação de culturas é uma técnica eficiente. Essa técnica consiste na substituição da cultura da mandioca, durante pelo menos um ciclo, por plantas de famílias diferentes a da mandioca.


Fontes :


http://publicacoes.epagri.sc.gov.br/index.php/SP/article/view/437/329


https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/territorio_mata_sul_pernambucana/arvore/CONT000gxupxfbo02wx7ha0b6gs0xsarnjx6.html

http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/3238/5/Tatiane_M_Portz_2017


Fotos :
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/bitstream/tede2/8010/2/Marthony%20Dornelas%20Santana.pdf


https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/37007/1/COT-53-2010-ID-57.pdf

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5