Calendário Biodinâmico - Como surgiu e como funciona

O calendário biodinâmico foi desenvolvido há mais de 50 anos pela agricultora e pesquisadora alemã Maria Thun. A produtora rural, em seu campo experimental, iniciou uma pesquisa sobre a influência da época de semeadura do rabanete no crescimento e desenvolvimento das plantas. Focada neste estudo, semeou todos os dias, durante um ano, as sementes da olerícola. Entenda mais sobre como surgiu e como funciona.

De acordo com a pesquisadora Maria Thun, apesar de originarem-se das mesmas sementes e serem submetidas ao mesmo manejo do solo, as plantas apresentavam diferenças morfológicas e fisiológicas de acordo com a sua época de plantio. Algumas apresentavam folhas mais desenvolvidas, outras emitiam o botão floral mais cedo, floresciam mais rápido e algumas possuíam belas raízes. Durante alguns anos a agricultora repetiu os experimentos e correlacionou as diferenças fisiológicas e morfológicas existentes com o ciclo sideral da lua e dos astros.


Segundo o trabalho desenvolvido, as sementes são capazes de receber as influências da movimentação planetária. Portanto, se o produtor deseja obter mais folhas em uma cabeça de repolho ou mais grãos em uma espiga de milho, deve-se cultivar e semear durante o período de constelação favorável. Estes tempos são dados e representados no Calendário Biodinâmico.


O calendário biodinâmico é complexo e divide o ano em dias favoráveis e desfavoráveis para os diferentes aspectos do trabalho agrícola. Estas divisões são definidas pelo movimento da Lua e dos planetas no contexto das constelações do Zodíaco. Sendo assim, o calendário está baseado na movimentação da Lua ao redor do planeta Terra, no seu ciclo de 27 dias, e em sua passagem através das doze regiões do zodíaco.


Para Maria Thun, as plantas recebem estímulos cósmicos benéficos que atuam diretamente sobre o desenvolvimento das raízes, folhas, caules, flores e frutos. Sendo assim, neste calendário, são representados quatro "forças formativas" atribuídas às partes individuais da planta.

- Terra (e sinais de terra) – Influência nas raízes. Neste momento, a semeadura, o transplante e o cultivo de plantas que se desenvolvem no interior do solo, como aquelas que possuem tubérculos comestíveis, são favorecidos. Esse fenômeno depende do grupo de constelações ligadas ao elemento terra - Touro, Virgem e Capricórnio. 

- Água (e sinais de água) – Influência nas folhagens. Neste momento, recomenda-se semear, transplantar e cultivar as plantas das quais se pretenda aproveitar as folhas e o caule. 


- Luz (e sinais de luz) – Influência nas flores. Aconselha-se semear, transplantar, cultivar e colher as plantas destinadas à produção de flores ornamentais e medicinais. 


- Fogo (e sinais de fogo) – Influência nas frutas e sementes. Apropriados para semeadura, transplante e cultivo de plantas que produzem frutos e sementes. Esses dias se relacionam com as constelações do grupo de fogo (Áries, Leão e Sagitário).


O calendário biodinâmico é uma ferramenta fantástica, porém deve ser utilizada com sabedoria e juntamente com outras práticas agrícolas que visem o desenvolvimento de uma agricultura ecológica, com princípios focados na sustentabilidade e na conservação do solo e dos demais constituintes da natureza. 


Se você quiser aprender um pouco mais sobre esta ferramenta, baixe o livro "Calendário Biodinâmico - Fases e Posições da Lua".


Se você é um agricultor Biodinâmico e deseja compartilhar e nos ensinar um pouco  mais sobre este assunto, comente este post e nos envie mais informações. 


Cadastre-se na Comunidade ManejeBem e acesse o nosso fórum


Referências:


http://biodinamica.org.br/aplicativo-calendario-biodinamico


https://www.biodynamic.org.uk/the-biodynamic-sowing-and-planting-calendar/


http://www.biodynamics.in/Rhythm.htm


Quem somos? 


A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da  inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.  


Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos: 


Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.


ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia. 


Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5