Cadeia Produtiva do Cacau
A atividade agrícola relacionada à plantação do cacau é desenvolvida principalmente na Bahia, maior produtor, e nos anos 90 sofreu com a praga vassoura-de-bruxa, que ataca meristemas da planta, resultando em perdas e prejuízos.
Junto com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), pesquisas, educação e extensão rural são desenvolvidas e cultivares clonais resistentes ao fungo têm sido introduzidas. Parcerias com órgãos de pesquisa como a Embrapa e universidades são bem vindas em momentos críticos e de desafios.
Deve-se considerar a viabilidade ou não da implantação de uma pequena linha de produção, que posteriormente definirá como agroindústria. Para isso, realiza-se pesquisas de preço de mercado, levantamento técnico do processo de produção desde o plantio ao beneficiamento e uma projeção de receita e de custo, que culminará em um plano de negócios.
Cacaueiro
É uma planta perene com produção por mais de 50 anos. Seu cultivo preserva o solo, o sombreamento mantém o mesmo aspecto da floresta úmida. Precisa de baixa dificuldade de manejo e manutenção com apenas 85 jornadas por ha/ano. Baixo nível de desgaste físico, o agricultor trabalha na sombra. Após 20 anos presença de mais de 80 espécies, e havendo corredor ecológico ocorre o retorno da fauna.
Os preços internacionais estão em elevação. Sendo que é apropriada para o cultivo orgânico.
São basicamente três variedades: Forastero, Criollo e Trinitário. Forastero têm cotilédones de cor púrpura, devido à presença de antocianinas e é, comercialmente, a variedade mais abundante. O cacau Criollo, classificado como mais suave (as antocianinas do sabor ‘forte’ e adstringente estão ausentes), têm cotilédones brancos sendo é de qualidade superior; menos vigoroso e vulnerável a doenças. E Trinitário, um híbrido entre o Forastero e o Criollo. Foi cultivada na ilha de Trinidade depois de uma devastação da variedade Criollo, que possui cotilédones que varia de branco até púrpura.
Produtos do Cacaueiro
Após fermentação e secagem, é encaminhado para fabricação de chocolate em diferentes formas. Das sementes extrai-se também a manteiga, muito utilizada na indústria farmacológica e na fabricação de cosméticos. A polpa que envolve as sementes é rica em açúcares, sendo utilizada na fabricação de geléia, vinho, liquor, vinagre e suco.
Subprodutos são: Cacau Seco, Licor, Chocolate, Manteiga, Cacau seco, Semente fresca, Mel de Cacau, Geléia, Vinagre, Destilado, Polpa, Suco congelado e a Casca Cacau (ração).
Limitações
Do cultivo ao sistema produtivo, podemos mencionar de doenças: Vassoura de Bruxa (Moniliophthora perniciosa). De praga: Broca do Fruto (Conotrachelus humeropictus); Broca do Tronco ou Manhoso (Steirastoma breve); e a Chupança (Monalonion annulips).
Na unidade produtiva e viabilidade seriam a falta de linhas de crédito, falta de planejamento, não observância das recomendações técnicas, sacolas e covas subdimensionas, problemas com sombreamento e quebra ventos.
Pequenas agroindústrias devem possuir alta atividade dos equipamentos. No setor industrial é normal a existência de alguma ociosidade resultante, geralmente em resposta da produção às condições de mercado.
Condições adversas para o setor produtivo devem ser eliminadas, e adequadas a forma de cultivo e sistema produtivo, pois ao se utilizar de forma inadequada os equipamentos resulta em um custo unitário de produção maior, comprometendo a rentabilidade financeira da atividade industrial.
Destaca-se como principal problema o fornecimento da matéria prima como o gargalo. O destaque dado à matéria prima está relacionado à qualidade. Onde o cacau produzido ainda é submetida a procedimentos que não obedecem a padrões de conformidade técnica para colheita e pós-colheita sendoas vezes negligenciado o transporte das amêndoas.
Outro problema relevante é a logística de distribuição, relacionado a entrega para pequenos compradores.
Sistema Produtivo e Consórcios
Para aprimorar e desenvolver a cacauicultura é necessário conhecer as características do cacaueiro; as variedades e os sistemas de propagação; necessidades do cultivo; os sistemas de produção; os tratos culturais do cacau; preparar o viveiros para produção de mudas; produzir mudas a partir de sementes ou de propagação vegetativa; implantar a lavoura; conhecer os tratos culturais; o manejo fitossanitário de pragas e doenças; realizar a colheita, beneficiamento e armazenamento da produção; e comercializar o cacau.
A qualidade das amêndoas e o chocolate fino surgem como nova perspectiva para a cadeia produtiva de cacau. Deve-e explorar e aproveitar todas as potencialidades do fruto.
O desafio é fazer a árvore do cacaueiro produzir até 500 arrobas de frutos por hectare.
Num modelo de plantio sustentável, o cacau é plantado junto com outras culturas de árvores, palmeiras ou frutas, como ocorre em seu bioma de origem, a floresta Amazônica.
Um exemplo de sistema produtivo é o SAF de Cacau, que consorcia outras plantas junto com a de interesse:
Ciclo médio: Cupuaçu (Theobroma grandiflorum), Pupunha (Bactris gasipaes), Guaraná (Paullinia cupana), Açaí (Euterpe oleracea), Urucum (Bixa orellana), Banana (Musa sp.), Café (Coffea sp.).
Ciclo curto: Abacaxi (Ananas comosus), Melancia (Citrullus lanatus), Maxixe (Cucumis anguria), Pepino (Cucumis sativus), Mamão (Carica papaya).
Anuais: Mandioca (Manihot esculenta), Feijão-guandu (Cajanus cajan), Mamona (Ricinus communis), Milho (Zea mays), Feijão (Phaseolus vulgaris), Arroz (Oriza sativa).
Espécies florestais: Mogno (Swietenia macrophylla), Castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa), Cerejeira (Torresia acreana), Freijó-Louro (Cordia alliodora), Cedro-rosa (Cedrella odorata), Ipê-roxo (Tabebuia serratifolia), Garrote (Bagassa guianensis).
Outras espécies de interesse são: Bacuri, Biribá, Abiu, Jenipapo, Araçá Boi, Camu-Camu, Cubiu, Mapati, Murumuru, Sapota-dos-Solimões, Tucumã, Umari.
Agroindústria e Cadeia Produtiva
A cadeia produtiva do cacau pode ser resumida em: Cacau; Colheita; Quebra do fruto; Separação (polpa); Fermentação; Classificação; Limpeza; Armazenamento; Secagem (água); Quimiofermentação; Torração (calor); Moagem (manteiga);Massa de cacau; Mistura; Refinação; Conching; Tanques e misturas (aditivos) e pulmão; Temperagem e vibração; Moldagem e Enchimento; Embalagem e Armazenamento.
O processo produtivo inclui basicamente quatro etapas:
- A propriedade rural ou unidades de produção (UP) de cacau é a primeira etapa; A segunda etapa são agentes intermediários, definidos como pequenos, médios e grandes compradores.
- A terceira são indústrias de processamento de amêndoas secas para produção de pasta, licor, manteiga de cacau, torta e pó;
- E a quarta etapa é a indústria chocolateira do país e às vendas dos subprodutos no mercado externo.
Resíduos
A casca da amêndoa do cacau, é considerada apenas um resíduo. Contudo pode-se produzir cookies, barras de cereais, bebida láctea, sobremesa láctea tipo flan e sorvete. A casca da amêndoa do cacau possui propriedades semelhantes aos frutos, sendo rica em compostos antioxidantes, vitaminas, fibras e minerais.
Fontes
Coprodutos da agroindústria do cacau são utilizados para desenvolver produtos de alto valor nutricional <https://ufla.br/noticias/pesquisa/13516-coprodutos-da-agroindustria-do-cacau-sao-utilizados-para-desenvolver-produtos-de-alto-valor-nutricional>
PROJETO PREMIADO PROPÕE A CRIAÇÃO DE UMA AGROINDÚSTRIA DE CACAU NA ILHA DO COMBU <https://novo.ufra.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1305:projeto-premiado-propoe-a-criacao-de-uma-agroindustria-de-cacau-na-ilha-do-combu&catid=17&Itemid=121>
Cacauicultura: estrutura produtiva, mercados e perspectivas <http://www.uesc.br/editora/livrosdigitais2018/cacauicultura.pdf>
SAF Cacau - Uma Ótima Opção para Agricultura Familiar<https://www.embrapa.br/documents/1354377/1743357/Sistemas+Agroflorestais+com+cacau.pdf/fe7d53f0-fb78-465d-9518-a47adf279bc4?version=1.0>
Cacau: produção, manejo e colheita<https://www.cnabrasil.org.br/assets/arquivos/215-CACAU.pdf>
Agroindústria de chocolate em unidades de pequeno porte na Bahia <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/286/242>
Plantio em sistemas agroflorestais viabiliza produção de cacau em diferentes biomas <https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/plantio-em-sistemas-agroflorestais-viabiliza-producao-de-cacau-em-diferentes-biomas>