Bokashi – Adubação e controle de doenças vegetais veiculadas pelo solo 

Aprenda a preparar o Bokashi, o composto nutritivo que melhora as condições biológicas do solo.


Por detrás das folhas secas de uma floresta, existe uma enorme variedade de microrganismos que pode ajudar você no controle de doenças vegetais. São dessas folhas que vem o bokashi!O bokashi é fertilizante de origem japonesa com grande valor nutricional. Além de dar vigor e saúde para as plantas, ajuda muito no controle de doenças veiculadas pelo solo. Este controle é propiciado pelos microrganismos benéficos presentes neste compostoDe acordo com recomendações da EPAGRI, a preparação do bokashi envolve 3 etapas distintas. Confira as dicas de produção da Empresa de pesquisa.


Primeira etapa Mistura e Fermentação


Ingredientes:


• 5kg de folhas em decomposição de mata virgem nativa. Escolha folhas que possuem uma camada branca sobre o material vegetal em decomposição. Esse crescimento esbranquiçado são os microrganismos;


• 5 kg de farelo de arroz ou trigo;
• 5 kg de pó de rocha peneirado;
• 1 kg de fosfato natural;
• 3 L de melado ou 3 kg de açúcar mascavo diluído em 3 L de água não clorada;
• 3 L de leite cru (não utilize o leite de caixinha).


 Modo de preparo:


Misture todos os ingredientes em uma bombona. A mistura deve estar úmida, porém não encharcada (aperte o preparado nas mãos, você deve sentir a umidade, mas a água não deve escorrer entre os dedos). Após o procedimento de mistura, compacte bem o material no fundo da bombona. Coloque um plástico sobre o compactado e, por cima deste plástico, acrescente uma camada de terra ou areia (aproximadamente 10 cm). Deixe fermentar por 30 dias sem abrir.


Segunda etapa Fermentação líquida


Ingredientes:


• 5kg do fermento da primeira etapa;
• 5kg de farelo de arroz ou trigo;
• 5kg de pó de rocha peneirado;
• 5L de melado ou açúcar mascavo;
• 5L de leite cru. 


Modo de preparo:


Transfira 5 kg do material da primeira etapa para uma bombona de 200 L. Em seguida, misture todos os demais ingredientes citados acima. Nesta mesma bombona, acrescente água morna (não clorada) até a boca (deixe aproximadamente 3 dedos vazio). Misture bem todo o material, feche o recipiente com uma tampa e deixe fermentar por 15 dias.


Instale uma torneira na altura da bombona (na parte superior sem o líquido da mistura). Nesta torneira, acople uma mangueira, que deve ficar em um balde com água. O objetivo dessa válvula de escape é permitir a saída dos gases e evitar a entrada de ar. Depois de pronto, esse líquido pode ser usado na pulverização dos vegetais e sobre o solo.


Terceira etapa Preparação do composto


Ingredientes:


• 50kg de farelo de trigo ou de arroz;
• 35kg de torta de soja (ou farelo) – pode ser parte de amendoim e parte de soja;
• 15kg de resíduos de varrição de pátio (folhas, flores secas, cascas, etc.) triturados;
• 3kg de farinha de osso ou de peixe;
• 1,5kg de fosfato natural;
• 1,5kg de pó de rocha;
• 3kg de açúcar mascavo dissolvido em 5L de água. 


Modo de preparo:


Coloque todos os ingredientes citados anteriormente sobre um plástico. Misture tudo e depois acrescente aos poucos 30 L do bokashi líquido feito na segunda etapa. É importante deixar a mistura bem úmida (mas não encharcada), por isso, se necessário coloque um pouco mais ou um pouco menos do bokashi líquido.


Misture bem, espalhe o composto sobre o plástico (de modo que o mesmo fique com uma altura de 20 a 30cm) e, posteriormente, cubra com sacos de ráfia. Revire a mistura todos os dias, uma vez por dia, sempre no mesmo horário. A partir do terceiro dia, não é mais preciso cobrir o canteiro com os sacos. A receita rende cerca de 110kg de composto. O bokashi deve ser armazenado em recipiente fechado para evitar a umidade.


Você quer saber um pouco mais sobre o bokashi? Leia o material disponibilizado pela EPAGRI


http://docweb.epagri.sc.gov.br/website_epagri/RAC94_Ago-2015.pdf

Ficou com alguma dúvida? consulte nosso chat do plantão agronômico! Acesse o chat para saber como contratar a assessoria e faça o acompanhamento diário do seu cultivo orgânico com técnicos especializados no manejo sustentável de hortas e lavouras! 


Referência:


Agropecuária Catarinense, Florianópolis, v.28, n.2, ago.2015/dez.2015


Quem somos? 


A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da  inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.  


Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos: 


Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.


ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia. 


 


Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5