Agroindústrias de Pequenos Agricultores
Pode ser uma simples desidratação solar para remover a umidade dos alimentos que serão armazenados, ou alta tecnologia como irradiação de alimentos, processos de alta pressão, tratamentos com luz pulsada e similares.
Agroindústrias são diversas em escala e também em natureza. Variam desde óleos de baixo colesterol, carnes processadas e congeladas, implementos agrícolas, enlatados, snacks, cerveja, ou caixas de papelão ondulado.
Podem ser divididas nas seguintes categorias:
- Armazenagem;
- Pré- e -pós distribuição;
- Embalagens e marketing;
- Indústrias alimentícias e de bebidas;
- Fibras e têxteis;
- Abatedouros, processadores de carne e curtumes;
- Logística (transporte);
- Implementos agrícolas e agroindustriais;
- Rações;
- Agroquímicos, incluindo pesticidas e fertilizantes.
As agroindústrias necessitam de um certo volume de matéria prima, uma estrutura básica para a tarefa específica, empregados, normas técnicas e boas práticas, licenciamento ambiental, além de que causam impactos, assim como a agricultura.
Qualquer que seja o tamanho e a operação realizada na agroindústria, deve funcionar com padrões mínimos em termos de estrutura adequada, local apropriado, gestão de insumos e ambiental.
Não deve impactar de forma prejudicial o meio ambiente local, principalmente no curso das águas.
Valor Econômico da Agricultura e Agroindústrias
Ambas criam estabilidade econômica para comunidades, municípios e regiões.
Agroindústrias contribuem fortalecendo economicamente uma área por aumentar o valor da matéria prima. Aumentando a vida do produto ou convertendo-os em commodities ( itens de interesse).
Transformam produtos primários de uma região para uma forma mais comerciável.
Estes produtos podem ser vendidos constantemente, consistentemente e de forma confiável por um período de tempo. Enquanto que produtos agrícolas normalmente possuem um período de armazenagem limitado e geralmente são sazonais.
A importância do setor agrícola (agricultura e agroindústrias) pode ser dividida em:
- Fornecer alimento para consumidores, fibras e outras matérias primas para a indústria doméstica;
- Fonte de troca e moeda estrangeiro;
- Fornece um mercado para bens da indústria.
Além disso, o setor agrícola contribui para o PIB e emprega grande parte da força de trabalho, tornando a economia dependente da agricultura - através da produção, processamento e distribuição de produtos agrícolas.
Em trocas estrangeiras, a exportação é dominada pela agricultura com matéria-prima, produtos semi-processados e processados.
A agricultura é a fonte principal para o meio de vida da população rural e fornece material para muitas indústrias e cria mercado para muitos produtos locais.
Agroindústrias como Motores do Desenvolvimento
As agroindústrias causam o desenvolvimento de outras indústrias, o que ocasiona no crescimento da comunidade e do país.
Deve-se considerar as características específicas de cada indústria. São 3 fatores que diferenciam o desenvolvimento das agroindústrias:
- Fator natureza;
- Passos para a industrialização;
- Localização.
A agricultura e a maioria das agroindústrias estão sob restrição do mundo natural - ou fator natureza. Que dita o limite produtivo de trabalho e restringe o possíveis investimentos.
Não existe substituto para solo e radiação solar, e não há como acelerar processos agrícolas além de um certo limite; a agricultura deve cooperar com o ambiente diariamente.
As vezes a indústria pode torna-se sazonal, o que dificulta para comunidades rurais. A produção sazonal limita o suprimento de matéria-prima para a indústria, o que afeta a circulação de capital, não sendo constante durante o ano.
Para contornar este problema, pode-se aumentar a área produtiva, selecionar culturas e variedades complementares, e estender o tempo de crescimento e colheita.
A utilização de agroquímicos deve ser mínima, devido a contaminação e acúmulo ambiental.
Caminho para a Industrialização
Existem dois estágios principais para a fazenda se tornam na fábrica industrial.
Os processos são padronização, mecanização e intensificação.
Em seguinte, redução da exploração de produtos agrícolas e os troca por insumos industriais mais manipuláveis. Finalmente são trocados por alternativas industriais em definitivo.
É impossível rotular e padronizar todos os produtos agrícolas devido suas características e processos biológicos.
O manejo e gestão hídrica é essencial para o desenvolvimento e planejamento a longo prazo da agricultura e agroindústrias.
Problemas como a escassez de água, salinidade, potabilidade, distribuição, criação e utilização de reservatórios, drenagem, avaliação de todos os itens citados e o aumento da dependência de água subterrânea são fatores cruciais.
É necessário utilizar metodologias participativas no desenvolvimento de projetos, pois auxilia no empoderamento da comunidade e aumenta da consciência coletiva - assim como na voz coletiva - trazendo questões como necessidades, direitos e capacidades, o que é básico e essencial para garantir a viabilidade a longo prazo da comunidade e possível agroindústria.
Um elemento chave no processo de industrialização rural são as conexões mutável entre agricultura e indústria.
Considerar a flexibilidade das oportunidades diferentes que podem surgir em uma comunidade ou economia.
Iniciando uma Agroindústria
Vão desde a compra e venda de produtos diretamente para agricultores ou oferta de serviços para agricultores.
Qualquer que seja o tipo do agronegócio, deve se basear o investimento conhecendo bem a atividade ou porque as chances de sucesso são grandes.
Deve-se buscar entender ao máximo antes de iniciar. Os objetivos devem ser claros e bem definidos.
Cria-se um Plano de Negócios viável contendo os recursos que o negócio precisará para alcançar o objetivo de fazer dinheiro e lucrar.
Para isso, o conhecimento deve ser maior que o básico e satisfatório sobre o setor ou a indústria.
Esse conhecimento precisa ser expresso de forma clara, realística concreta e viável no plano de negócios.
Forma-se uma equipe confiável para iniciar o negócio.
Passos para iniciar um negócio:
- Decida o produto ou serviço que será investido e o mercado potencial; descreva a indústria de pequena escala. Qual é o tipo do empreendimento. Liste vantagens, desvantagens, fraquezas.
- Pesquise o mercado atual desse produto ou serviço: recursos disponíveis; informações e conselhos para aumentar as chances; como suprir recursos escassos. A informação mais importante é o mercado atual e futuro, problemas dos consumidores, problemas de competidores, obstáculos, espaço na indústria;
- Elabore um Plano de Negócios considerando as informações obtidas. Isso mostrará como será o investimento, lucros e problemas que surgirão. Deve incluir todos os custos - insumos, trabalho, matéria-prima, aluguéis, licenças e outras taxas e custos previsíveis. Dessa forma, entende-se o valor a ser investido ou financiado.
- Inclua empréstimos no Plano de Negócio, assim como o banco ou instituição ideal. É necessário entender o suficiente ou ter experiência para atrair investidores.
- Registre-se e solicite a licença da empresa e número de contribuinte. Verifique a legislação e regulamentos pertinentes e que afetem o negócio ou indústria. Geralmente são preços, distribuição de mercadorias, mão-de-obra, administração, marketing e acordos. Também deve-se verificar licenças especiais de utilização de herbicidas ou outros químicos, e resíduos agrícolas
- Organize o Escritório ou Espaço. Comprado ou alugado, deve ser de acordo com as necessidades e objetivos do negócio. Deve conter estrutura de armazenagem e seguro para os produtos ou bens. Deve ser acessível para os clientes específicos.
- Desenvolva um Plano de Marketing. Projetando a imagem da empresa para o mercado e público. Com marca e logo de fácil identificação. As estratégias precisam estar de acordo com a demanda e devem ser de curto e longo prazo. Diversas formas de marketing podem ser utilizadas. Conheça o consumidor - onde encontrar, preferências, poder de compra. Faça uma lista de clientes e utilize ofertas.
- Busque e Forma a Equipe de Trabalho. Somente gerentes precisam ser experts da indústria. Outras atividades corriqueiras podem ser realizadas por mão-de-obra não qualificada. Deve-se empregar pessoas para atividades administrativas, financeiras, técnicas e comunicativas. Possua um contador confiável e um oficial de aquisições, também pode-se contratar uma equipe criativa. Contudo a organização deve ser estrutura de forma que tenha somente o necessário de empregados.
Garantir o sucesso do negócio é o que importa.
Ainda há passos necessários após os citados, como comprar ou alugar terra, construir escritório ou alguma estrutura indispensável, adquirir máquinas, equipamentos, ferramentas e implementos.
Somente após estes passos deve acordar com outros negócios ou instituições que fornecerão ou complementarão a agroindústria.
Fontes:
https://www.embrapa.br/en/grandes-contribuicoes-para-a-agricultura-brasileira/agroindustria
http://www.fao.org/3/i3125e/i3125e00.pdf
http://www.fao.org/3/a-i0499e.pdf
https://www.sciencedirect.com/topics/social-sciences/agroindustry
https://international-agriculture.com/starting-an-agribusiness-a-step-by-step-procedure/