Agroindústrias de Pequenos Agricultores

Agroindústrias são industrias que utilizam matéria prima de origem agrícola.  Independem do tamanho da empresa ou escala da produção,  utilizando tanto processos simples quanto complexos.  As atividades podem ser desenvolvidas em  casa ou fábricas de grande escala. Também não se limitam a áreas rurais, locais de origem da matéria prima utilizada; podem ser encontradas  em áreas urbanas ou suburnas. Quer saber mais sobre agroindústria? Clica aqui!


Pode ser uma simples desidratação solar para remover a umidade dos alimentos que serão armazenados, ou alta tecnologia como irradiação de alimentos, processos de alta pressão, tratamentos com luz pulsada e similares.


Agroindústrias são diversas em escala e também em natureza. Variam desde óleos de baixo colesterol, carnes processadas e congeladas, implementos agrícolas,  enlatados, snacks, cerveja, ou caixas de papelão ondulado.


Podem ser divididas nas seguintes categorias:


- Armazenagem;
- Pré- e -pós distribuição;
- Embalagens e marketing;
- Indústrias alimentícias e de bebidas;
- Fibras e têxteis;
- Abatedouros, processadores de carne e curtumes;
- Logística (transporte);
- Implementos agrícolas e agroindustriais;
- Rações;
- Agroquímicos, incluindo pesticidas e fertilizantes.


As agroindústrias necessitam de um certo volume de matéria prima, uma estrutura básica para a tarefa específica, empregados, normas técnicas e boas práticas, licenciamento ambiental, além de  que causam impactos, assim como a agricultura.


Qualquer que seja o tamanho e a operação realizada na agroindústria, deve funcionar com padrões mínimos em termos de estrutura adequada, local apropriado, gestão de insumos e ambiental.
Não deve impactar de forma prejudicial o meio ambiente local, principalmente no curso das águas.


Valor Econômico da Agricultura e Agroindústrias


Ambas criam estabilidade econômica para comunidades, municípios e regiões.
Agroindústrias contribuem fortalecendo economicamente uma área por aumentar o valor da matéria prima. Aumentando a vida do produto ou convertendo-os em commodities ( itens de interesse).


Transformam produtos primários de uma região para uma forma mais comerciável.
Estes produtos podem ser vendidos constantemente, consistentemente e de forma confiável por um período de tempo. Enquanto que produtos agrícolas normalmente possuem um período de armazenagem limitado e geralmente são sazonais.


A importância do setor agrícola (agricultura e agroindústrias) pode ser  dividida em:

- Fornecer alimento para consumidores, fibras e outras matérias primas para a indústria doméstica;
- Fonte de troca e moeda estrangeiro;
- Fornece um mercado para bens da indústria.


Além disso, o setor agrícola contribui para o PIB e emprega grande parte da força de trabalho, tornando a economia dependente da agricultura - através da produção, processamento e distribuição de produtos agrícolas.
Em trocas estrangeiras, a exportação é dominada pela agricultura com matéria-prima, produtos semi-processados e processados.


A agricultura é a fonte principal para o meio de vida da população rural e fornece material para muitas indústrias e cria mercado para muitos produtos locais.


Agroindústrias como Motores do Desenvolvimento


As agroindústrias causam o desenvolvimento de outras indústrias, o que ocasiona no crescimento da comunidade e do país.


Deve-se considerar as características específicas de cada indústria. São 3 fatores que diferenciam o desenvolvimento das agroindústrias:

- Fator natureza;
- Passos para a industrialização;
- Localização.


A agricultura e a maioria das agroindústrias estão sob restrição do mundo natural - ou fator natureza. Que dita o limite produtivo de trabalho e restringe o possíveis investimentos.
Não existe substituto para solo e radiação solar, e não há como acelerar processos agrícolas além de um certo limite; a agricultura deve cooperar com o ambiente diariamente.


As vezes a indústria pode torna-se sazonal, o que dificulta para comunidades rurais. A produção sazonal limita o suprimento de matéria-prima para a indústria, o que afeta a circulação de capital, não sendo constante durante o ano.
Para contornar este problema, pode-se aumentar a área produtiva, selecionar culturas e variedades complementares, e estender o tempo de crescimento e colheita.


A utilização de agroquímicos deve ser mínima, devido a contaminação e acúmulo ambiental.



Caminho para a Industrialização


Existem dois estágios principais para a fazenda se tornam na fábrica industrial.
Os processos são padronização, mecanização e intensificação.


Em seguinte, redução da exploração de produtos agrícolas e os troca por insumos industriais mais manipuláveis. Finalmente são trocados por alternativas industriais em definitivo.
É impossível rotular e padronizar todos os produtos agrícolas devido suas características e processos biológicos.


O manejo e gestão hídrica é essencial para o desenvolvimento e planejamento a longo prazo da agricultura e agroindústrias.
Problemas como a escassez de água, salinidade, potabilidade, distribuição, criação e utilização de reservatórios, drenagem, avaliação de todos os itens citados e o aumento da dependência de água subterrânea são fatores cruciais.


É necessário utilizar metodologias participativas no desenvolvimento de projetos, pois auxilia no empoderamento da comunidade e aumenta da consciência coletiva - assim como na voz coletiva - trazendo questões como necessidades, direitos e capacidades, o que é básico e essencial para garantir a viabilidade a longo prazo da comunidade e possível agroindústria.


Um elemento chave no processo de industrialização rural são as conexões mutável entre agricultura e indústria.
Considerar a flexibilidade das oportunidades diferentes que podem surgir em uma comunidade ou economia.


Iniciando uma Agroindústria


Vão desde a compra e venda de produtos diretamente para agricultores ou oferta de serviços para agricultores.
Qualquer que seja o tipo do agronegócio, deve se basear o investimento conhecendo bem a atividade ou porque as chances de sucesso são grandes. 


Deve-se buscar entender ao máximo antes de iniciar. Os objetivos devem ser claros e bem definidos.
Cria-se um Plano de Negócios viável contendo os recursos que o negócio precisará para alcançar o objetivo de fazer dinheiro e lucrar.


Para isso, o conhecimento deve ser maior que o básico e satisfatório sobre o setor ou  a indústria.
Esse conhecimento precisa ser expresso de forma clara, realística concreta e viável no plano de negócios. 
Forma-se uma equipe confiável para iniciar o negócio.


Passos para iniciar um negócio:



  • Decida o produto ou serviço que será investido e o mercado potencial; descreva a indústria de pequena escala. Qual é o tipo do empreendimento. Liste vantagens, desvantagens, fraquezas.

  • Pesquise o mercado atual desse produto ou serviço: recursos disponíveis; informações e conselhos para aumentar as chances; como suprir recursos escassos. A informação mais importante é o mercado atual e futuro, problemas dos consumidores, problemas de competidores, obstáculos, espaço na indústria;

  • Elabore um Plano de Negócios considerando as informações obtidas. Isso mostrará como será o investimento, lucros e problemas que surgirão. Deve incluir todos os custos - insumos, trabalho, matéria-prima, aluguéis, licenças e outras taxas e custos previsíveis. Dessa forma, entende-se o valor a ser investido ou financiado.

  • Inclua empréstimos no Plano de Negócio, assim como o banco ou instituição ideal. É necessário entender o suficiente ou ter experiência para atrair investidores.

  • Registre-se e solicite a licença da empresa e número de contribuinte. Verifique a legislação e regulamentos pertinentes e que afetem o negócio ou indústria. Geralmente são preços, distribuição de mercadorias, mão-de-obra, administração, marketing e acordos. Também deve-se verificar licenças especiais de utilização de herbicidas ou outros químicos, e resíduos agrícolas

  • Organize o Escritório ou Espaço. Comprado ou alugado, deve ser de acordo com as necessidades e objetivos do negócio. Deve conter estrutura de armazenagem e seguro para os produtos ou bens. Deve ser acessível para os clientes específicos.

  • Desenvolva um Plano de Marketing. Projetando a imagem da empresa para o mercado e público. Com marca e logo de fácil identificação. As estratégias precisam estar de acordo com a demanda e devem ser de curto e longo prazo. Diversas formas de marketing podem ser utilizadas. Conheça o consumidor - onde encontrar, preferências, poder de compra. Faça uma lista de clientes e utilize ofertas.

  • Busque e Forma a Equipe de Trabalho. Somente gerentes precisam ser experts da indústria. Outras atividades corriqueiras podem ser realizadas por mão-de-obra não qualificada. Deve-se empregar pessoas para atividades administrativas, financeiras, técnicas e comunicativas. Possua um contador confiável e um oficial de aquisições, também pode-se contratar uma equipe criativa. Contudo a organização deve ser estrutura de forma que tenha somente o necessário de empregados.


Garantir o sucesso do negócio é o que importa. 
Ainda há passos necessários após os citados, como comprar ou alugar terra, construir escritório ou alguma estrutura indispensável, adquirir máquinas, equipamentos, ferramentas e implementos.
Somente após estes passos deve acordar com outros negócios ou instituições que fornecerão ou complementarão a agroindústria.


Fontes:


https://www.embrapa.br/en/grandes-contribuicoes-para-a-agricultura-brasileira/agroindustria


http://www.fao.org/3/i3125e/i3125e00.pdf


http://www.fao.org/3/a-i0499e.pdf


https://www.sciencedirect.com/topics/social-sciences/agroindustry


https://international-agriculture.com/starting-an-agribusiness-a-step-by-step-procedure/

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5