Adubação e o Controle de Pragas
A nutrição da planta é um dos aspectos mais importantes a ser considerado dentro da produção vegetal. Pois, é através de uma adubação e disponibilização de nutrientes adequados que se pode obter um cultivo saudável, produtivo e mais resistente à doenças e pragas.
Além do solo, corretamente nutrido, disponibilizar o “combustível” necessário para o bom funcionamento do metabolismo, ele auxilia na defesa vegetal. Podemos comparar uma planta ao ser humano. Se você se alimenta bem, disponibiliza todas as vitaminas necessárias e cuida do seu corpo, provavelmente, você será uma pessoa mais saudável. Com os vegetais não é diferente! Se você colocar a sua cultura em um ambiente equilibrado, ela se desenvolverá mais forte e saudável.
Acredite, cuidar da sua saúde é muito mais vantajoso e inteligente do que cuidar da doença.
Como que os nutrientes e o solo pode afetar na susceptibilidade da planta? Bom, essa pergunta é muito simples de ser respondida.
De acordo com Oliveira et al. (2009), a maior parte dos insetos que se nutrem de matérias vegetais, depende, para viver, de substâncias solúveis, como por exemplo, aminoácidos livres e açúcares. Segundo a equipe de pesquisadores, espécies de pulgões, cochonilhas, cigarrinhas, aleurodídeos, cigarras, tripes e outros insetos sugadores e raspadores, possuem um organismo muito simples e não conseguem digerir as proteínas, ou seja, não conseguem quebrá-las e transformá-las na sua unidade de alimento. Por isso, os insetos dependem de aminoácidos livres, que estão presentes na seiva das plantas ou nas células.
O que isso tudo quer dizer? Se você passa a adubar de forma desequilibrada, você passa a disponibilizar o alimento das pragas. Desta forma, ela pode atrair outros insetos e gerar danos, muitas vezes, irreparáveis.
Como que a disponibilização do alimento da praga ocorre? As planta precisam de quantidades de nutrientes adequadas para ativar as enzimas que aceleram a “fabricação” das proteínas. Essa ativação, por sua vez, ocorre pela presença de minerais, especialmente o potássio. Sendo assim, se você deixar faltar um dos minerais responsável pela ativação das enzimas, o processo de produção da proteína se realiza muito devagar. Ocorrendo muito devagar, o acúmulo de aminoácidos nas plantas acontece.
Uma planta corretamente nutrida, fabrica suas proteínas de forma mais rápida! Sendo assim, ela não deixa aminoácidos livres na seiva, que são os alimentos das pragas.
Bom esse foi apenas um exemplo do que pode acontecer se faltar um nutriente. Mas sabemos que o excesso de um elemento também pode ser prejudicial e favorecer o ataque de insetos. Pois, a disponibilização demasiada de nutrientes pode induzir a deficiência de algum outro. Como todas as doenças e todas as pragas estão ligadas a uma deficiência na planta, o excesso de um elemento sempre provocará alguma doença ou sempre atrairá um inseto praga (Primavesi, 2003).
Neste sentido, qual é a melhor adubação a ser realizada para evitar as pragas do tomateiro, laranjeira, melancia ou de qualquer outra planta? A melhor adubação é aquela que leva ao equilíbrio, é aquela que respeita o solo e as características da sua região. Se você quer realizar um bom trabalho e manter suas plantas sempre saudáveis, faça uma análise de solo acima de tudo. A partir desta análise, realize a adubação corretamente.
Ficou com alguma dúvida? consulte nosso chat do plantão agronômico! Acesse o chat para saber como contratar a assessoria e faça o acompanhamento diário do seu cultivo com técnicos especializados no manejo sustentável de hortas e lavouras!
Referências:
http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2301-15482009000100003
Primavesi, A. 2003. Agroecologia: solo-planta-água-nutição-saúde. In: Coordenadoria de Assistência Técnica Integral. Encontro de agroecologia. Centro de Comunicação Rural, Campinas.
Quem somos?
A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.
Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos:
Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.
ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia.
Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.