Fitocon- Gisele

Plantão

agronômico

gratuito

Clique aqui

A importância de ter seguro rural

Saiba porque agricultores devem ter seguro rural

 


As condições agroclimáticas e a oscilação de preços afetam diretamente na rentabilidade econômica do agricultor, tornando o setor agrícola suscetível e exposto a riscos.


Para minimizar os prejuízos inerentes às atividades agrícolas, criou-se o  seguro rural, que tem a intenção de promover a resiliência do agricultor frente às perdas na lavoura e de sustentar a permanência do produtor no campo, garantindo os pagamento dos seus compromissos financeiros e a capacidade de se reestabelecer.  



O seguro rural trata-se de um contrato, no qual, por meio de uma taxa, a seguradora contratada se obriga a indenizar o agricultor em caso de prejuízo previamente assegurado em contrato.


Há diferentes  condições e coberturas de seguro e as taxas são definidas conforme as condições de riscos que o agricultor pode enfrentar. Portanto, para a cobrança de cada taxa, a seguradora faz um estudo das condições da região que o contratante deseja fazer o seguro. Regiões com alta incidência de perdas, possuem taxas mais elevadas do que as regiões com baixa incidência. Por exemplo, uma localidade com alta ocorrência de descargas elétricas terá a taxa para danos elétricos maior do que outra localidade com pouca ocorrência.


 Fonte :


FORNAZIER, A.; SOUZA, P. M.; PONCIANO, N. J. A importância do seguro rural na redução de riscos da agropecuária. Revista de Estudos Sociais. n. 28, v. 14, p 39-52, 2012.


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5